quarta-feira, 30 de maio de 2012

E Continua A Faltar Uma Resposta

Para a bendita pergunta: Porque não foi Vítor Baía convocado para o Euro 2004? Ó sr. Scolari, da próxima vez invente uma história mais credível, é que esta da culpa ser do SR Presidente Pinto da Costa dá para rir.

Vamos lá a ver.

«"Em 2003, quando cheguei, tive um encontro com o técnico, presidente e outros dirigentes do FC Porto e passaram-me que o Vítor Baía não estaria nos planos do FC Porto, que não iria jogar porque estava em conflito com o treinador e com a Direção. Foi o presidente que me disse isso", atirou, admitindo, como tal, que passou "a olhar o jogador com outros olhos". Depois, optou por "fazer as mesmas perguntas" a pessoas ligadas à Federação e a perspetiva mantêve-se. "Ouvi umas histórias sobre o balneário, sobre comando, sobre liderança, e a partir daí decidi que não iria convocá-lo", disse».

Esta foi a resposta de Scolari. Então não seria de pessoa inteligente convocar o jogador para verificar se o que, supostamente, lhe disseram era verdade? E que interesse tinha o FC Porto em desvalorizar um activo seu? Mas o melhor ainda está para vir! Atente-se na seguinte explicação do OJOGO…

«Baía teve, de facto, um conflito com o então treinador do FC

Porto, José Mourinho, mas logo no início dessa temporada de 2002/03, numa altura em que Scolari ainda não se encontrava em Portugal.

Vítor Baía acabou por tornar-se titular indiscutível no FC Porto nessa época, mas isso já não mudou a opinião do técnico, que garantiu à RTP ter assistido a um jogo entre o Belenenses e o FC Porto em que o titular da baliza portista fora Nuno Espírito Santo, precisamente como consequência dos ditos conflitos de Baía com o clube. Após a sua chegada ao nosso país, o primeiro confronto entre as duas equipas foi no Restelo e terminou com vitória dos dragões por 3-1. A baliza destes esteve entregue a Vítor Baía!»

Perante isto eu pergunto: Será que Scolari sabe mesmo quem é Vítor Baía?

«De consciência tranquila, o técnico não vê "necessidade de pedir desculpa a Vítor Baía". "Não estou arrependido. Tanto o Ricardo como o Quim fizeram excelentes jogos", frisou,…»

Ah pois claro. Quer dizer, nunca convocou aquele que foi considerado, nem mais nem menos, o melhor guarda-redes da Europa; não dá uma explicação logicamente aceite e diz que não está arrependido?

Mas meus caros, Scolari disse mais!

«"Já tinha a minha ideia e os meus guarda-redes. Depois disso, fui atacado imensas vezes pelas mesmas pessoas que me deram a primeira informação que não o convocava", anunciou Felipão, revelando que não esclareceu o assunto mais cedo porque ia "ter uma briga como um dos maiores dirigentes" do futebol português, de quem recebeu "muitas influências". "Numa conversa interessante com o presidente da Federação, pode opinar sobre um jogador, sugerir a ideia de jogar aqui ou lá...", realçou, admitindo agora que a "grande influência" de Pinto da Costa motivou "uma rixa" com o líder azul e branco, que "terminou" quando deixou o cargo.»

O quê? Confesso que esta parte deixou-me a fazer uma revisão às memórias dessa época. Não sei se eu estou a ficar tola, mas se bem me lembro se a selecção não jogasse com a equipa base do FC Porto jogava com que jogadores? E teria ido até onde?

Enfim … Ó sr Scolari, ?porque no te callas?

(O texto entre «…» foi retirado deJ

www.ojogo.pt

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Scolari, de facto, calado é um poeta. Não sei para quê vir agora, passados tantos anos, falar de algo que é uma história muito triste e por mais voltas que Scolari dê, tudo vai dar a um ponto:
Vítor Baía foi a arma de arremesso para afrontar o F.C.Porto.
Bjs

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Obviamente que DVP responde à sua questão.
O que interessa aqui é o tentar destabilizar o FCP. Depois de todas as tentativas, treinador (lembram-se a última era o ex trein do Braga), jogadores, agora é o JNPC, tentar a desmobilização da Nação Portista.
Esperando que JNPC entre em diálogo com o sargentão. Esta situação lembra-me aquele texto do meu livro da 4ª classe - O burro, o velho e o jovem, para quem não conhece se os 2 fossem apeados ouviam o comentário são mais burros que o animal, se fossem os 2 montados coitado do bicho, se fosse o jovem montado enquanto aquele marmanjão vai descansado o velho vai a pé ....
Agora transportem para estes pasquins da capital e verão semelhanças.

Não importa que o sargentão vivia no meio dos clubes do regime, não importa as sucessivas provocações ao FCP e VB (convocou o 3º GR do FCP), não importa que andou 2 anos praticamente sem jogar com os jogadores do FCP, não importa que no jogo de esrtreia jogou com a Grécia no Dragão sem a base do FCP, não importa que se levantasse um coro de protestos desta desgraçada imprensa a clamar pela entrada da equipa campeã da UEFA e LC, isso está tudo esquecido como dizia o Pimenta Machado o que hoje é verdade à manhã é mentira ( e vice-versa)
Ainda veremos os detratores ds "verdade" a apoiarem ao regresso de escolari após o insucesso da seleção, pois que para mim é o que move esse mentecapto. Ele sabe muito bem como cair nas simpatias dos média e dos ditos 8 M (6M dos verm e + 2 dos lagartos).
Saudações