sábado, 8 de junho de 2013

Balanço da Época 2012 2013




Enquanto não é oficial o nome do treinador, eis que sai um post para fechar um ciclo, o post para passar em revista toda a época 2012-2013. Pois é, este post era para ter saído antes, mas como houve uma sucessão de acontecimentos e o meu tempo para o blog era limitado, decidi deixá-lo para agora. Vai ser um pouco longo, mas vamos a isto?

O primeiro capítulo desta época escreveu-se em Aveiro, com a conquista da Supertaça, frente à Académica. O primeiro troféu da época foi conquistado com um golo de Jackson, que carimbou a sua estreia com a camisola dos dragões da melhor forma.

Entretanto começou o campeonato e o FC Porto entrou a empatar. Seguiram-se duas vitórias. Se o campeonato estava no seu início, o mercado estava no seu término, ainda que terminasse em Portugal continuando em aberto noutros países. Como tal, o risco de perder alguma das jóias da coroa era evidente. E foi o que acabou por acontecer. Hulk voou para a Rússia e Vítor Pereira via sair um dos  valores do plantel. Algo que podia ter sido um grande problema transformou-se numa prova superada por todos, visto que o FC Porto começou a jogar mais como equipa, brilhando num todo. Fazendo uma pausa no capítulo campeonato…

Virando as atenções para a caminhada na liga dos campeões, na fase de grupos o FC Porto só perdeu uma vez e por causa dessa derrota não foi líder do grupo. Passou para os oitavos de final onde calhou em sorte o Málaga. E o jogo da primeira mão dos oitavos-de-final foi uma exibição fantástica. Os dragões não deixaram os espanhóis respirar, mas o resultado pecou por escaço. O 1-0, com um golo de Moutinho, viria a revelar-se demasiado curto na segunda mão em Málaga. O jogo que tornou-se um pesadelo com o Moutinho a sair ressentido de uma lesão ao intervalo e com Defour expulso. Os dragões foram incapazes de travar os espanhóis e assim terminou a caminhada na Liga dos Campeões.

Virando agulhas para a Taça de Portugal, depois do FC Porto ter ultrapassado o Santa Eulália e o Nacional, eis que foram travados pelo Sporting de Braga. O jogo em Braga, uma semana depois dos dragões terem ido ao terreno dos minhotos vencer para o campeonato, ficou marcado pela expulsão de Castro e pela infelicidade de Danilo que fez um autogolo. Este jogo e a consequente eliminação ficou ainda marcado por críticas dirigidas a Vítor Pereira por este ter apostado num onze maioritariamente formado pelas segundas linhas.  

Antes de prosseguir com as incidências do campeonato, importa falar da Taça da Liga. O FC Porto chegou pela segunda vez à final desta prova, contudo a sua chegada à final foi envolta num episódio conturbado, o fatídico episódio das 72 horas. Ora, supostamente o FC Porto no último jogo da fase de grupos desta competição, teria utilizado dois jogadores que tinham alinhado pela equipa B na segunda liga, 71h45 antes, tal descoberta foi feita pelo jornal abola. No entanto a razão estava do lado do FC Porto, que conseguiu provar que os regulamentos não dizia respeito à Taça da Liga e assim realizou-se o jogo das meias finais da prova frente ao Rio Ave. Os dragões venceram esse jogo e passaram à final, frente ao Sporting de Braga, que se realizou em Coimbra. Porém, novamente o Sporting de Braga travou o FC Porto através de um golo de grande penalidade, grande penalidade essa que causou a expulsão do defesa portista.

De volta às incidências do campeonato, no final da primeira volta o FC Porto somava 39 pontos, e estava na liderança a par do Benfica. E assim se manteve durante algumas jornadas. À 18ª  jornada o Benfica perdeu pontos frente ao Nacional e o FC Porto tinha a oportunidade de passar para a liderança isolada do campeonato. Contudo os dragões empataram frente a olhanense em casa fruto de uma grande penalidade que Jackson não converteu, mas não só. Assim, a liderança continuava nas mãos do FC Porto mas continuava a ser uma liderança partilhada com o benfica. Um pouco mais a frente no campeonato, logo depois da eliminação da liga dos campeões, o FC Porto jogou frente ao Marítimo na Madeira, onde cedeu um empate novamente marcado pelo falhanço de uma grande penalidade por parte de Jackson. O que permitiu que o Benfica se afastasse quatro pontos. A equipa nunca desistiu de correr atrás do prejuízo que quatro pontos que os separavam da liderança causavam, contudo, depois do jogo do Benfica frente ao Sporting, marcado por aquela arbitragem profundamente lamentável; e a vitória do Benfica frente ao Marítimo na madeira fizeram com que a esperança dos portistas começasse a desvanecer. Ainda que a equipa continuasse a ganhar os seus jogos. Na antepenúltima jornada o FC Porto venceu na Madeira o Nacional e o Benfica escorregou perante o Estoril, cedendo um empate. Tal situação fez com que o FC Porto voltasse a depender de si próprio e com isso aumentou a importância do clássico no dragão. No clássico o FC Porto não vacilou. Ainda que o jogo estivesse empatado durante muito tempo. Foi o Benfica quem ativou o marcador, mas poucos minutos depois o FC Porto conseguiu empatar. E, ao minuto 92 aconteceu a viragem no campeonato. Kelvin marca, originando uma explosão de alegria, misturada com lágrimas e euforia azul nas bancadas. O golo do miúdo Kelvin atirou o FC Porto para a liderança do campeonato, dependendo apenas e só de si para ser campeão. Na última jornada os dragões conquistaram a vitória que necessitavam em Paços de Ferreira e assim sagraram-se tricampeões. O que provocou a alegria em massa dos portistas que saíram a rua para festejar a conquista de um campeonato que parecia condenado a fugir do Dragão e que outros chegaram a festejar por antecipação.

Resumindo, as estatísticas e os números revelam que, no campeonato, o FC Porto em muitos jogos teve uma posse de bola esmagadora; que foi a melhor defesa; que teve no ataque o melhor marcador da prova, Jackson. É de salientar ainda que O FC Porto foi campeão sem derrotas, seis empates e vinte e quatro vitórias

Posto isto, resta-me acrescentar que os pontos negativos desta época foram a eliminação da Taça de Portugal frente ao Sporting de Braga e a eliminação da Liga dos Campeões nos oitavos-de-final frente ao Málaga. Ainda assim, considero que esta foi uma época positiva, visto que o principal objetivo foi alcançado, o título de campeão nacional.




Sem comentários: