sexta-feira, 14 de junho de 2013

Bluegosfera Junta-se Amanhã



“Encontro junta 'bloggers' portistas

"Prefiro ler blogues amadores sobre o meu clube do que ler jornais desportivos", diz um dos organizadores dos encontros da "Bluegosfera". A ideia surgiu há um ano. Espinho recebe, no sábado, a segunda edição da iniciativa.

Foi a partir “do nada”. Três amigos à conversa - os três portistas e os três administradores de blogues dedicados ao seu clube - e... porque não? Surgia a ideia de promover um encontro de 'bloggers' adeptos dos dragões.Ao universo em que se moviam chamaram "Bluegosfera” e, assim, surgiu, há um ano, o "I Encontro da Bluegosfera". A segunda edição está marcada para sábado, em Espinho, no auditório municipal.
Um dos promotores desta “brincadeira um bocadinho séria”, Paulo Jorge Santos, diz àRenascença que valores como “a paixão, o gosto e o amor ao clube” foram decisivos para a ideia ganhar forma, a par de uma atitude pró-activa, decorrente da convicação de que não se deve "esperar pelo que o clube possa fazer por nós, mas pensar no que se pode fazer pelo nosso clube”. O também administrador do blogue “Bibó Porto, carago!” considera o FC Porto “um mundo à parte”, onde estão presentes “uma emoção e uma adrenalina muito fortes” e onde “nada mais interessa”, mas não deixa de fazer uma nota crítica, face a pessoas que “não querem sair do conforto do anonimato”. "Há muitos heróis na Internet, mas, quando chega a hora de ir aos encontros e dar a cara, deixam logo transparecer uma coisa: de netices e neteiros anda o mundo cheio”, desabafa, adiantando, também, que há outras dificuldades: "Foram precisos 30 contactos para assegurar nove pessoas para serem oradores do fórum de sábado".
Quando questionado sobre se a "Bluegosfera" poder servir para alimentar fanatismos, Paulo Jorge Santos não tem dúvidas: “[a bluegosfera] pretende ser um espaço virtual, tranquilo e o fanatismo já existia antes de haver Internet".Os debatesMas o que é que os ‘ciberadeptos’ discutem? O “Blue
Boy”, nickname de Paulo Jorge, diz que “não há secretismo” nos encontros da "Bluegosfera" e que o clube "está a par, desde o início, de tudo o que se debate nos blogues e nos encontros”. “É tudo feito às claras para não suscitar nenhum tipo de dúvidas”, sublinha.
Na primeira edição, foram debatidos temas como “A Bluegosfera no contexto das novas formas de comunicação” e “As modalidades de alta competição têm ou não futuro no FCP?”. Este ano, o encontro conta com três painéis de discussão: "O tal canal", “Ser ou não ser um jogador à Porto” e “A insustentável leveza do sucesso”. Paulo Jorge Santos explica que no primeiro espaço de discussão será debatido "o papel do Porto Canal enquanto veículo transmissor de informação do FC Porto”, sinal de que o universo azul e branco é sensível aos aspectos ligados à comunicação social. Paulo Jorge Santos confirma-o, ao afirmar: "Prefiro ler blogues amadores sobre o meu clube do que ler jornais desportivos".”
in "rr.pt"

Retirado do blog: FC Porto Notícias


“A ideia fundamental é a mesma, isto é, reunir uma comunidade de portistas (bloggers e não só) para um dia bem passado, de partilha de ideias e discussão construtiva em torno de alguns temas do universo portista.

Anunciando mais algumas informações sobre o grande evento, o programa mais detalhado do II Encontro da Bluegosfera é o seguinte:

10:15 – 10:45: Recepção dos participantes (manhã)
10:45 – 11:00: Abertura

11:00 – 12:30: Painel 1 – O tal canal (Porto Canal)
Moderador: Paulo Santos (BiBó PoRtO, carago!! - http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/)
Apresentações:
- Fernando Costa (Kosta de Alhabaite - http://kostadealhabaite.blogspot.pt/)
- Miguel Souto (Tribuna Portista - http://tribunaportista.blogspot.pt/)
- Nelson Carvalho (Reflexão Portista - http://www.reflexaoportista.pt/)

12:30 – 14:00: Pausa (almoço)
14:00 – 14:15: Recepção dos participantes (tarde)

14:15 – 15:45: Painel 2 – Ser ou não ser…um jogador à Porto
Moderador: José Correia (Reflexão Portista - http://www.reflexaoportista.pt/)
Apresentações:
- Catarina Pereira (Lá em casa mando eu - http://laemcasamandoeu.blogspot.pt/)
- João Crespo (BiBó PoRtO, carago!! - http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/)
- Ricardo Costa (Mística azul e branca - http://misticaazulebranca.blogspot.pt/)

15:45 – 16:15: Pausa (coffee break)

16:15 – 17:45: Painel 3 – A insustentável leveza do Sucesso (do FC Porto)
Moderador: Jorge Bertocchini (Porta 19 - http://www.porta19.com/)
Apresentações:
- José Lima (Mística azul e branca - http://misticaazulebranca.blogspot.pt/)
- Nuno Nunes (Reflexão Portista - http://www.reflexaoportista.pt/)
- Rodrigo Martins (BiBó PoRtO, carago!! - http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/)

17:45 – 18:00: Conclusões e Encerramento

Este post serve não só como divulgação mas também como convite, para que juntos possamos todos participar no debate que procura servir os melhores interesses do nosso clube, pela livre discussão de ideias e projectos para um futuro que se quer sempre risonho e vitorioso. É este o humilde contributo que todos
os portistas podem dar, em espírito de tertúlia e conversa em amizade e portismo.”

Retirado de:



Parece-me uma boa iniciativa em diversos aspectos, visto que é sempre importante partilhar pontos de vista além de promover o que todos nós fazemos em prol do clube, ainda que seja num blog. Gostava de marcar presença, mas infelizmente não será possível, a distância que me separa de Espinho é grande e implica viagem de avião… contudo, o encontro será, possivelmente, transmitido via internet, cujo link será disponibilizado na página oficial do encontro no facebook; e assim sendo, tentarei assistir ao mesmo.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.