sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A Despromoção do FC Porto Para a Liga Europa



É verdade que não foi o resultado do jogo da passada Quarta, frente ao Atlético de Madrid que ditou a despromoção do FC Porto para a Liga Europa – ainda que quatro bolas aos ferros e uma grande penalidade desperdiçada a juntar aos já famosos erros defensivos tenham marcado presença - foi sim o conjunto dos maus resultados na fase de grupos da Liga dos Campeões que ditaram tal desfecho. O FC Porto perdeu dois jogos em casa, um frente, precisamente, ao Atlético e o outro frente ao Zenit. De salientar que tanto num jogo como no outro os portistas até não fizeram má figura, contudo, não foram capazes de amealhar pontos. Para além disto, os dragões ainda empataram com o Áustria de Viena em casa, sendo que venceram na primeira jornada em Viena, num jogo em que a dificuldade marcou presença. Ora, contas feitas, o FC Porto acabou a fase de grupos da Liga dos Campeões com 5 pontos, fruto de uma vitória no terreno do Áustria de Viena, e dois empates, um no terreno do Zenit e o outro em casa frente aos austríacos. É pouco, muito pouco para uma equipa que tinha como objetivo passar aos oitavos de final.
Agora segue-se a Liga Europa, onde se espera que o FC Porto faça boa figura, pois espera-se que em Fevereiro as coisas estejam mais calmas no reino do dragão.




Perante um mau momento, ou um momento menos bom, há portistas que colocam as culpas em Paulo Fonseca, outros nos jogadores, outros nos dirigentes e ainda há quem culpe o presidente. Na minha opinião arranjar culpados é um exercício completamente inútil, visto que dificilmente chegaremos a um consenso. Uma coisa todos nós sabemos, a equipa não está a jogar bem e quando parece dar mostras de evoluir, eis que estagna ou pior, regride. E assim sendo, qual é a solução? Não sei, mas, tal como ao caríssimo Vila Pouca, não me pareceu bom sinal o discurso tanto de Fernando como de Lucho, que tiveram um  discurso que deveria ser do treinador. Aguardemos para ver o que acontece e enquanto isso, cabe a todos e a cada um de nós portistas apoiar a equipa.


Sem comentários: