segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Crónica e Análise: Sporting 0 – FC Porto 0



1 – Crónica

Empate no último clássico de 2013

No início de noite deste Domingo o Sporting recebeu o FC Porto em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.
Para este jogo Paulo Fonseca apostou em Fabiano na baliza, Herrera no meio-campo e Ghilas na frente, em detrimento de Helton, Lucho e Jackson.
“A história da primeira parte pode contar-se em poucas palavras: ambas as equipas colocaram as suas linhas defensivas muito adiantadas, o que roubou espaço para trocar a bola e concentrou muito o jogo a meio-campo. Houve momentos alternados de domínio e poucas situações claras de golo: na primeira delas, aos sete minutos, Ghilas foi lançado por Alex Sandro e rematou por cima; do outro lado, foi Wilson Eduardo a obrigar Fabiano a uma defesa atenta, aos 26 minutos. Ao intervalo a posse de bola era repartida, com ligeira vantagem azul e branca.
No segundo tempo, voltou a ser Ghilas a dar o primeiro aviso, com um remate a partir de posição de fora de jogo, mas que deu conta de uma vontade por parte do FC Porto de pressionar mais próximo da área do adversário. Fernando, aos 62 minutos, também cabeceou em boa posição, após canto, mas a bola saiu por cima. Os dois bancos mexeram a partir dos 60 minutos e no FC Porto saíram Herrera e Fernando (tocado), entrando em campo Lucho e Defour. As grandes oportunidades do Sporting na segunda parte apenas surgiram nos últimos 16 minutos, mas foi a vez de Fabiano, habitual suplente de Helton na
baliza portista, mostrar toda a sua qualidade: aos 74 minutos evitou o remate de Carrillo e a recarga de Montero e aos 81 negou o golo a Vítor. O FC Porto terminou o encontro com apenas dez homens, visto que Olegário Benquerença decidiu mostrar o segundo cartão amarelo a Carlos Eduardo por uma falta banal a meio campo. Este critério compara bastante mal com o cartão amarelo mostrado a William Carvalho poucos minutos antes, mas o FC Porto foi capaz de garantir o empate e a equipa visitada continua sem vencer os Dragões esta época.”
Com este resultado, e com o resultado verificado no outro encontro do grupo, empate entre Marítimo e Penafiel, as quatro equipas encontram-se com os mesmos pontos.



2 – Análises

A Taça da Liga não é, nem nunca foi, uma competição prioritária para o FC Porto, no entanto, todos os jogos são para entrar com o objetivo de vencer. Não tive oportunidade de ver o jogo todo, vi o segundo tempo e, sinceramente, esperava mais, muito mais. Se o empate foi o resultado final, deve-se a Fabiano. Resta esperar que o ano novo traga bons resultados já em Janeiro.


1 comentário:

Penta disse...



caríssima Ana, caríssimas(os),

desejo a todas(os) vós um Feliz Ano Novo! de 2014, sobretudo junto daqueles que mais amais e que vos são mais queridos.
e, se for possível, lá para Maio, que a sua cor dominante seja o azul-e-branco :D

no fundamental:
também gostaria de, em breve tempo, poder(mos) sentir que:

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! :D
Miguel | Tomo II