domingo, 15 de dezembro de 2013

Crónica e Análise: Rio Ave 1 – FC Porto 3



1 – Crónica

Reacção à eliminação da Liga dos Campeões com uma vitória

No início de noite deste Domingo o Rio Ave recebeu o FC Porto em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 1-3.
Para este encontro Paulo Fonseca não podia contar com Mangala, por este estar a cumprir castigo, assim sendo, Otamendi voltou à titularidade. No entanto, não foi só esta alteração que Paulo Fonseca promoveu, Carlos Eduardo e Licá foram chamados ao onze inicial em detrimento de Defour e Josué.
O FC Porto entrou praticamente a ganhar, visto que Maicon ativou o marcador ao minuto 6. Os de Vila do Conde, na primeira vez que foram à baliza de Helton marcaram, isto ao minuto 21. Ao minuto 29, Maicon ficou perto de bisar, não fosse o poste da baliza a negar o golo ao defesa portista. Jackson, ao minuto 32 esteve perto de ser feliz, mas deixou fugir a bola. Do outro lado do campo, Helton, negou o segundo golo dos de Vila do Conde. E o intervalo chegou com um empate a 1.
No início do segundo tempo, novamente ao sexto minuto, os dragões desfizeram a igualdade, através de um golo de Jackson. E Licá, apenas cinco minutos depois do golo do colombiano, podia ter feito o terceiro. Não marcou Licá, marcou Danilo, já lá vamos. Ao minuto 82 o FC Porto beneficiou de um livre, cobrado por Carlos Eduardo, a bola foi devolvida pela barreira e, na sequência do lance, Danilo fez o terceiro golo da noite.
Com este resultado o FC Porto soma 30 pontos e permanece no segundo lugar, em igualdade pontual com o Benfica e a dois pontos da liderança.


2 – Análise

Na antevisão deste jogo, Paulo Fonseca disse que esperava dificuldades, mas a equipa deu bem a volta a elas. Gostei do jogo, principalmente do facto do FC Porto ter inaugurado o marcador cedo, é algo que parece-me que da outra tranquilidade à equipa. É verdade que o golo do Rio Ave surgiu na primeira oportunidade que os de Vila do Conde chegaram a baliza e marcaram num lance onde parece-me haver, novamente, uma falha da defesa. Os outros dois golos surgiram no segundo tempo, sendo o segundo resultado de uma jogada de Varela que Jackson concluiu de cabeça. E o terceiro de Danilo, no rescaldo de um livre. Parece-me que a equipa está a melhorar, só espero não ser fogo de vista. Gostei de Carlos Eduardo. Foi pena Ghilas ter tido outra vez tão pouco tempo para mostrar algo. Em suma, foi uma importante vitória, que permite, neste momento, manter distâncias e ajudar a motivar, sim porque é bem mais fácil arranjar motivação com vitórias, diria que o caminho é para a frente. Segue-se o Olhanense.



2 comentários:

Penta disse...



caríssima Ana,

Ghilas não teve «outra vez tão pouco tempo para mostrar algo»; o argelino pura e simplesmente não entrou em jogo.
o que se pode fazer em três minutos? na playstation®, muitos golos; na vida real, nada (ou muito pouco). quem jogou à bola, sabe bem do que escrevo...

abr@ço
Miguel | Tomo II

dragao vila pouca disse...

Foi uma vitória justa num jogo que pode servir de exemplo para o futuro. Resta saber se Paulo Fonseca quer agarrar o futuro. É que ele continua a marchar com o passo errado nos discursos e pensa, ou alguém lhe diz que vai com o passo certo.

Bjs