quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Crónica e Análise: Atlético de Madrid 2 – FC Porto 0



1 – Crónica

Faltaram três golos

No início de noite desta Quarta, o Atlético de Madrid recebeu o FC Porto a contar para a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos espanhóis por 2-0.
O FC Porto entrou em campo sabendo que a única forma que havia para continuar em prova era vencer em Madrid, estando, no entanto, dependente do resultado do outro jogo do grupo. Assim sendo, Paulo Fonseca apresentou um onze sem surpresas.
E o FC Porto entrou bem em jogo, ao minuto 8, Jackson atirou uma bola à barra. Costuma-se dizer que quem não marca arrisca-se a sofrer, pois bem, o FC Porto não marcou, marcou o Atlético ao minuto 14. O FC Porto reagiu bem à desvantagem e foi à procura do golo do empate, mas a bola resvalou no poste, rematada por Varela. Para entrar no role de perdidas portistas, Josué falhou uma grande penalidade ao minuto 27.  Quase 10 minutos depois, ao minuto 36, Jackson voltou a ter pontaria amais, visto que a  bola voltou a ir à barra. Pelo meio, ao minuto 29, Helton impediu o segundo golo dos espanhóis. Contudo, ao minuto 37 o Atlético ampliou mesmo a vantagem. O segundo golo dos espanhóis caiu tipo balde de gelo sobre a equipa portista que quebrou animicamente. O intervalo chegou, assim, com a equipa madrilena em vantagem no marcador.
No início do segundo tempo, Paulo Fonseca promoveu uma alteração, fez entrar Licá para o lugar de Josué. Eram precisos três golos para conseguir passar à próxima fase da prova, visto que o Áustria de Viena estava a dar uma grande ajuda, no entanto, a equipa portista, apesar de continuar a procurar o golo, passou a fazê-lo com mais coração do que razão. A bola continuava a passar ao lado, a ir ao poste, desta vez rematada por Licá, ou a bater nos defesas da equipa madrilena. No final o FC Porto contabilizou quatro bolas nos postes e uma grande penalidade falhada.
Com este resultado o FC Porto continuou exatamente com os mesmos cinco pontos que tinha antes do jogo e cai para a Liga Europa.


2 – Análise

Sabia-se que este jogo não ia ser fácil, esperava-se que a equipa continuasse a dar a resposta positiva que deu no passado Sábado, na segunda parte, frente ao SC Braga, para que a vitória ficasse mais perto. Na minha opinião, o FC Porto esteve bem em jogo, mas a bola teimou em não entrar. Diria que as coisas até correram bem  sobretudo até ao segundo golo madrileno, depois as coisas começaram a complicar-se, o que é normal. O FC Porto não deixou de  procurar dar a volta a situação, mas de forma pouco brilhante, pouco esclarecida e, por isso, de forma pouco conseguida. E assim sendo, nada a fazer. Segue-se a Liga Europa onde se espera que os dragões façam boa figura, porque se espera, e acima de tudo deseja-se, que em Fevereiro as coisas estejam bem mais tranquilas no reino do dragão.

Sem comentários: