domingo, 27 de abril de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Benfica 0 – 3-4



1 – Crónica

Mais uma Competição Que se Foi

No final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu o Benfica a contar para a meia final da Taça da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 0 e, por isso, a necessidade de recurso a grandes penalidades. Aí o Benfica teve sorte e acabou por vencer por 3-4.
Luís castro apostou no melhor onze possível, e tendo como termo de comparação o último jogo para o campeonato frente ao Rio Ave, regressaram Fernando e Quaresma.
O primeiro tempo ficou marcado pelo domínio portista, onde Herrera foi destaque, e por falta de pontaria. E neste capítulo, Jackson foi “rei”, visto que o avançado não foi capaz de concretizar 4 das 6 oportunidades de golo que poderiam ter feito com que a história deste jogo fosse outra. Do outro lado o Benfica foi inofensivo e acabou por ficar reduzido a 10 pouco depois da meia hora de jogo. Desta feita o jogo foi para intervalo com um nulo no marcador.
No segundo tempo o FC Porto baixou o ritmo de jogo, também porque o Benfica reduziu espaços. Ainda assim, os dragões poderiam ter chegado a vantagem. Já os encarnados continuaram sem incomodar Fabiano. Como o nulo permaneceu no final do jogo, foi necessário recorrer às grandes penalidades. E aí comanda a sorte, que esteve do lado do Benfica. Fernando foi o homem que acabou por entregar a vitória ao adversário ao falhar a grande penalidade.
Com esta derrota o FC Porto fica de fora da final da Taça da Liga.




2 – Análise

Não, não era o acesso à final da Taça da Liga e a possível conquista da mesma que salvariam a época, nada disso, até porque esta competição terá sempre o significado que teve, o de terceira competição nacional, ou quarta, porque a Supertaça vem em primeiro lugar. No entanto, um clássico frente ao Benfica é para ganhar sempre, seja em que competição for, nem que seja ao berlinde. E o FC Porto hoje teve oportunidade e possibilidade para o vencer, não fosse a falta de pontaria. Depois quem não marca arrisca-se a sofrer, no caso, perder. O jogo acabou por ir para grandes penalidades, e aí, é a sorte que comanda. No final saiu vencedor o Benfica, injusto na minha opinião, tendo em conta o que se passou durante os 90 minutos. Mas repito, culpa do FC Porto que não foi capaz de resolver a partida, quando teve oportunidades para o fazer.


Sem comentários: