sábado, 18 de outubro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Sporting 3



1 – Crónica

Erros Defensivos Empurraram o FC Porto Para Fora da Taça de Portugal

Durante a tarde deste Sábado o FC Porto recebeu o Sporting em jogo a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a derrota dos dragões por 1-3.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Andrés Fernández; Danilo, Maicon, Marcano e José Ángel; Casemiro, Herrera e Óliver; Quintero, Jackson e Adrián López.
O jogo começou com uma oportunidade de golo para cada lado. Primeiro foram os leões, que atiraram uma bola ao poste da baliza portista. Na resposta, que surgiu pouco tempo depois, o FC Porto respondeu por intermédio de Jackson que ficou perto de marcar. Tal como ficaram perto de inaugurar o marcador Quintero, ao minuto 12, e Adrián López, ao minuto 24. Contudo, o primeiro golo da partida aconteceu na outra Baliza. Ao minuto 31, Marcano, ao tentar retirar a bola da zona do avançado do Sporting, acabou por a colocar dentro da própria baliza. Foi simultaneamente um asar que infelizmente acontece a quem lá está, e um erro que colocou o Sporting em vantagem. Em desvantagem, o FC Porto respondeu da melhor forma, com um golo. Ao minuto 35, Quintero fez um grande passe para Jackson que fez um grande golo. Novamente empate na partida. No entanto outro erro da defesa portista acabou por permitir que o Sporting se adiantasse no marcador. Maicon estava atrapalhado, em vez de mandar a bola logo para fora, optou por um passe para Casemiro que, por sua vez, também não mandou logo a bola para fora e acabou por permitir que a mesma chegasse aos pés de Nani que aproveitou para fazer o segundo golo dos leões, ao minuto 39. E foi com o Sporting em vantagem que chegou o intervalo.
No início do segundo tempo Lopetegui optou por fazer duas alterações: ficaram no balneário Casemiro e Óliver, para os seus lugares entraram Ruben Neves e Tello. O FC Porto parecia decidido a pressionar mais, em busca do golo, que poderia ter chegado na conversão de uma grande penalidade. Jackson sofreu a falta e tentou converter o castigo máximo, contudo, Rui Patrício defendeu. Esta situação deixou os dragões intranquilos e fez  com que os leões beneficiassem de algumas jogadas perigosas. Os dragões voltaram a estar perto do golo através de dois cabeceamentos, um de Marcano e outro de Jackson. Quem não marca sofre. E foi o que aconteceu mais tarde., Já perto do final, minuto 83, o Sporting chega ao terceiro golo, num lance em que a equipa portista se esqueceu de pressionar.
Com este resultado os dragões estão fora da Taça de Portugal.


2 – Análise

Depois de todo o clima que antecedeu este encontro, este resultado não podia de forma nenhuma ter acontecido. A vitória era a única e a melhor forma de responder à letra a todas as barbaridades que o presidente sportinguista andou a dizer. Esperava-se que em campo estivesse um FC Porto solidário, aguerrido, eficaz a defender e a atacar, guerreiro e competente. Não foi isso que se passou, paciência, agora é trabalhar muito para corrigir os erros que voltaram a marcar presença; é corar as feridas e  levantar a cabeça para seguir em frente, porque esta equipa tem talento de sobra para fazer melhor e ser melhor.
Quanto ao jogo, o Sporting criou dificuldades, tal como já era esperado, mas sejamos realistas, os erros defensivos do FC Porto facilitaram a vida aos de Alvalade. Por favor, alguém que explique aos defesas portistas que quando estão atrapalhados tem de jugar a bola para fora e mais nada. No ataque as coisas também não correram muito bem, Jackson marcou um grande golo, mas não conseguiu transformar uma grande penalidade que, em caso de golo tinha dado o empate e a história poderia ter sido diferente. O FC Porto teve mais ataques, mais remates, mais posse de bola, mas não conseguiu materializar tudo isso em golos. É preciso serem mais objetivos no ataque.
Em suma, foi um bom jogo de futebol, mas o resultado não foi o desejado e, por isso, vai custar a digerir e a esquecer.


Sem comentários: