segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sobre o FC Porto - Sporting de Braga



Após ter lido alguns comentários de portistas, tanto na blogoesfera, como no facebook, Apeteceu-me fazer uma reflecção sobre o jogo de ontem. Espero não causar mal-entendidos a quem ler este post, só estou a tentar ser realista.


Não gosto daquelas equipas que visitam o Dragão e que irritantemente colocam o autocarro e o atrelado em frente da baliza. Dessa forma a única estratégia de jogo que trazem é dificultar as manobras de ataque adversárias. É uma estratégia como outra qualquer, dir-me-ão os defensores deste estilo de jogo. De acordo. Mas a verdade é que estas equipas raramente dão trabalho à defesa portista. Pelo contrário, as equipas que vem jogar ao Dragão olhos nos olhos, para além de tornarem o jogo mais interessante, colocam emoção e indefinição, o que obriga o FC Porto a trabalhar mais. São estes os adversários que dão trabalho à defesa portista e que fazem com que se tornem evidentes as fragilidades e os erros, tornando possível os corrigir. Por isso, entendo que são estes os adversários que fazem com que a equipa evolua.
Tendo em conta as ideias expostas no parágrafo anterior: O FC Porto Sporting de Braga foi ou não foi um bom jogo de futebol? Em campo estavam ou não estavam duas equipas à procura dos três pontos? Não será isso que se espera de um bom jogo de futebol? Não será que a estratégia montada pelo treinador do Sporting de Braga seria, sobretudo, “destruir” os ataques portistas, provocando erros e aproveitando para contra-atacar? Não será que alguns erros cometidos surgiram porque os de Braga os obrigaram? Sim, é verdade que há erros que tem de ser evitáveis – como aquelas perdas de bola que ontem originaram golo, ou as do jogo frente ao SHAKHTAR DONETSK - que e que este FC Porto ainda tem muito para crescer. Mas o que me parece incoerente é dizer-se que foi um bom jogo, bem disputado entre duas equipas que quiseram os três pontos e depois dizer-se que o FC Porto esteve fraquinho. Ora, os dragões não jogaram sozinhos.
Acho que os portistas tem de perceber que nem todos os jogos são para se ganhar com nota artística, porque os adversários não deixam que o seja. É a vida, o futebol é assim. Seguramente haverão jogos em que o FC Porto terá exibições fantásticas e onde os três pontos sejam arrecadados com relativa facilidade, e onde não sejam tão evidentes os erros cometidos pelos jogadores portistas; outros, como o de ontem, em que a vitória não seja tão fácil e onde os erros dos jogadores portistas tenham outras consequências.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

É isso, Ana, tendemos a esquecer o essencial e extrapolar o acessório.
Foi um grande jogo e era só do grande jogo que se devia falar.

Bjs