terça-feira, 21 de outubro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Athletic de Bilbau 1



1 – Crónica

Uma Vitória Importante

No início de noite desta Terça, o FC Porto recebeu o Athletic de Bilbau em jogo a contar para a terceira jornada da fase de grupos, grupo H, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-1.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Quintero; Tello, Jackson e Brahimi
O FC Porto entrou bem em jogo, a equipa pressionou e dominou, sem contudo criar perigo iminente para a baliza do Athletic. Apesar disso, o primeiro remate perigoso pertenceu aos espanhóis, que ao minuto 26, atirara uma bola ao poste. Na resposta Jackson ficou muito perto de marcar- parece ter sido impedido devido a um derrube na ária. Minutos depois, novamente Tello descobriu Jackson, mas o colombiano voltou a não conseguir acertar nas redes adversárias. Danilo também tentou acertar na baliza, mas acabou por acertar nas malhas laterais. Foi Herrera, ao minuto 45, quem fez o golo. Assim o intervalo chegou com o FC Porto a vencer justamente.
No início do segundo tempo os espanhóis entraram decididos a reverter a situação. Para tal pressionaram mais e o FC Porto passou a não conseguir colocar em campo tudo o que tinha conseguido no primeiro tempo. Quintero procurou alterar o rumo dos acontecimentos, rematou de longe, mas o guarda-redes adversário defendeu. Na resposta, ao minuto 58, o Athletic de Bilbau chegou ao empate. Alguns minutos depois Tello tentou devolver a vantagem aos dragões, no entanto, não acertou na baliza. Na tentativa de refrescar a equipa, Lopetegui lançou em jogo Ruben Neves e Quaresma. E, pouco tempo depois do número 7 portista ter entrado em campo, fez o golo da vitória, ao minuto 74. O Athletic ainda criou um lance de perigo que Fabiano resolveu. Do outro lado, Jackson ficou perto de marcar, mas mais uma vez, não conseguiu.
Com este resultado os dragões somam 7 pontos e estão em primeiro lugar do grupo H.



2 – Análise

Foi um bom jogo de futebol, em que o FC Porto foi dominador no primeiro tempo, marcou à beirinha do intervalo e podia ter marcado mais. Tello foi, no meu entender, a figura do primeiro tempo, mas foi Herrera a acertar na baliza. No segundo tempo o FC Porto não entrou tão bem, porque o Athletic de Bilbau tentou reagir. Mas com as alterações de Lopetegui, a equipa voltou a conseguir ser perigosa. Quaresma marcou e confirmou a vitória.
Em suma esta foi uma vitória importante, não só pelos três pontos que deixam o FC Porto mais perto da qualificação, mas também porque foi a melhor forma de reagir ao resultado negativo do passado sábado.


PS. Uma sugestão à organização de jogos do FC Porto… em todas as portas de acesso às bancadas deveriam colocar um cartaz, com letras bem grandes com as seguintes palavras: Proibida a entrada a portistas assobiadores!


Sem comentários: