domingo, 14 de dezembro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Benfica 2



1 – Crónica

Primeiro jogo para o campeonato perdido

Ao início de noite deste Domingo o FC Porto recebeu o Benfica em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a derrota dos dragões por 0-2.
Para este encontro Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Marcano, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver; Tello, Jackson e Brahimi. Ou seja, depois do jogo para a Liga dos Campeões da passada Quarta, Lopetegui voltou à fórmula habitual.
O FC Porto entrou bem em jogo, rápido na pressão, depressa tomou conta das operações. Herrera, ao minuto 7, não acertou com as medidas da baliza adversária, desperdiçando, assim, a primeira oportunidade de golo portista.  O Benfica andou meio perdido com as marcações e o FC Porto foi aproveitando para se aproximar da área, no entanto, sem ser eficaz. Isto porque, depois de Herrera, foi a vez de Jackson desperdiçar uma oportunidade, acertando com a bola no guarda-redes adversário em vez de ter sido na baliza. Quem não marca sofre, foi o que aconteceu. Ao minuto 36, os encarnados, beneficiaram de um lançamento lateral, a defesa portista esqueceu-se de marcar Lima e o Benfica adiantou-se  no marcador. Primeiro balde de água fria nas bancadas quase cheias do Dragão. Com o golo sofrido o FC Porto quebrou um pouco e o Benfica aproveitou para ganhar outro fulgor, sem contudo, criar perigo eminente para a baliza de Fabiano. E foi com este resultado que chegou o intervalo.
No segundo tempo, cabia ao FC Porto procurar o golo de forma a empatar a partida. Contudo foi o Benfica, aproveitou para ampliar a vantagem. Outro balde de água fria nas bancadas. Lopetegui mexeu no onze, procurando ganhar alguma velocidade e refrescar a equipa. Quaresma construiu um lance muito bom, mas não conseguiu finalizar. Não conseguiu Quaresma nem Quintero que viu a bola passar ao lado da baliza após a marcação de um livre; nem Jackson. Aliais, o colombiano chegou a marcar, mas o golo foi anulado porque Jackson ajeitou a bola com o braço. E o avançado colombiano ainda acertou com a bola na barra.
E, com este resultado, o FC Porto permanece em segundo lugar, agora a 6 pontos da liderança.


2 – Análise

Esperavam-se dificuldades, porque um clássico nunca é fácil. Mas este clássico, como aliais todos os outros, era para ganhar, ganhar ou ganhar. Para tal esperava-se, um FC Porto lutador, eficaz a defender e a atacar, competente, consistente, solidário e persistente. Vendo bem, faltou a eficácia, sobretudo a atacar, e, também a defender, visto que no primeiro golo do Benfica, alguém se esqueceu de marcar o Lima. Já lá vou… até acho que o FC Porto jogou bem, entrou bem em jogo, dominou e controlou as operações, faltou, apenas, o mais importante, conseguir acertar com a baliza. Depois o Benfica, se não estou em erro, ao primeiro remate marcou. Asar para o FC Porto e falha da defesa que se esqueceu do Lima, sorte para o Benfica. O FC Porto quebrou um pouco. No início do segundo tempo, os encarnados ampliaram a vantagem. Outro balde de água bem fria. Mas o FC Porto reagiu, Lopetegui mexeu na equipa e, na minha opinião, mexeu bem. No entanto, a partir de determinada altura, os dragões começaram a jogar mais com o coração e menos com a razão. Para além disso, nem a sorte, nem a eficácia hoje quiseram nada com o FC Porto.
Em suma, o FC Porto perdeu, pela primeira vez esta época, um jogo e logo um que não podia de forma nenhuma perder. Para mim, este resultado é injusto.
Estou com uma asia gigantesca, que de certeza vai demorar a passar, mas é preciso ter a consciência de que ainda falta muito campeonato para jogar, logo, muitos pontos em disputa, logo, muita água vai passar por baixo das pontes. É verdade que a liderança do campeonato ficou a 6 pontos, mas não me parece que não seja possível de recuperar, até porque o Benfica ainda tem de receber o FC Porto. Vamos ter calma. Também é verdade que é um golpe terrível para esta equipa em claro crescimento, mas por cada dragão que se derruba, outro se levantará. Ou seja, acredito que esta equipa vai erguer-se, ainda mais forte e lutar com todas as forças para conquistar o campeonato, o principal objetivo.


PS. Não sei se é impressão, ou embirração minha, mas não gostei muito dos comentários de Costinha na Antena 1. Fiquei com a ideia de que estava a procurar “descolar-se” do FC Porto. Antes do início da segunda parte disse que o resultado era justo, quando antes do intervalo disse que um empate se ajustava mais. Enfim…

Sem comentários: