sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Vitória de Setúbal 0



1 – Crónica

Objetivo Cumprido

No início da noite desta Sexta o FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal em jogo a contar para a décima Quarta jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 4-0.
Para este jogo Lopetegui apostou num onze composto por: Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Campaña, Herrera e Óliver; Quaresma, Jackson e Tello.
No início de jogo não se verificou um ritmo muito elevado, até que Herrera, ao minuto 20, descobriu Danilo na área, o brasileiro sofreu um puxão e grande penalidade assinalada. Quaresma, assumiu a responsabilidade da cobrança do castigo máximo e, assim, abriu o marcador. Praticamente na jogada seguinte, Tello esteve perto de fazer golo. Não o fez Tello, fê-lo Jackson. O colombiano, ao minuto 26, ampliou a vantagem.  E foi com este resultado que chegou o intervalo.
No segundo tempo o Vitória, sem nada a perder, surgiu mais “agressivo”, procurou subir um pouco mais e ficar mais perto da baliza portista, sem contudo, criar perigo eminente. Do outro lado do campo, Óliver esteve perto do terceiro golo da noite, mas o guarda-redes negou-lhe os festejos. O Vitória ficou perto de reduzir a desvantagem, que foi ampliada já perto do final do encontro. Entretanto, Lopetegui decidiu mexer no onze, saiu Quaresma e para o seu lugar entrou Brahimi. Pouco tempo depois do argelino ter entrado, ao minuto 87, fez o terceiro golo. E, para fechar as contas do jogo, já mesmo no final da partida, Danilo, também de grande penalidade, fez o quarto golo.
Com esta vitória o FC Porto somou três importantes pontos e está, provisoriamente a 3 da liderança.



2 – Análise

Depois do resultado verificado no jogo da jornada passada, vencer este encontro era obrigatório. Esperavam-se algumas dificuldades, contudo, a equipa de Lopetegui deu a volta às mesmas da melhor forma, sendo uma equipa competente e guerreira, marcando 4 golos sem resposta. Na minha opinião, o jogo não foi brilhante - gostei mais da primeira parte do que da segunda - mas o FC Porto conseguiu hoje aquilo que não conseguiu no passado Domingo, ou seja, ser eficaz. Quaresma, Jackson, Brahimi e Danilo contribuíram para que o principal objetivo fosse atingido, a vitória.
Campaña estreou-se hoje com a equipa principal e, pareceu-me mais um jogador com potencial, veremos o que o futuro reserva ao jogador.
Em suma, esta foi uma importante vitória, sem o jogo ser brilhante. E o campeonato regressa no próximo ano.


Sem comentários: