terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Crónica e Análise: Rio Ave 0 – FC Porto 1



1 – Crónica

Vitória no Último jogo do ano

No início de noite desta Terça, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Rio Ave em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos, grupo D, da Taça da Liga. No final do encontro, verificou-se a vitória dos dragões por 0-1.
Para este encontro, Lopetegui apostou num onze composto por jogadores que, habitualmente, são segundas escolhas: Andrés Fernández; Ricardo, Reyes, Marcano e José Ángel; Casemiro, Evandro e Quintero; Quaresma, Aboubakar e Adrián López.
O FC Porto não entrou muito bem em jogo, mas passados alguns minutos, os azuis e brancos começaram a ter mais bola e a procurar a baliza adversária com relativo perigo, sem contudo ser eficaz. Ao minuto 28,  o guarda-redes vila-condense travou três remates: primeiro Casemiro rematou, depois foi Aboubakar e finalmente Evandro. Qualquer um dos três podia ter sido feliz, mas o guarda-redes adversário foi mais eficaz. Mais tarde,  Aboubakar e Reyes foram os protagonistas de dois lances exemplos da ineficácia portista. Do outro lado, o Rio Ave ia procurando responder com perigo e o guarda-redes portista foi mesmo chamado a intervir. E, desta forma, o intervalo chegou com um nulo no marcador.
No segundo tempo o FC Porto voltou a não entrar muito bem nos primeiros minutos, mas com o passar do tempo os dragões foram melhorando. E ao minuto 61, Aboubakar fez o único golo da partida, dando o melhor seguimento a um canto. O segundo golo portista esteve próximo de acontecer algumas vezes, mas não aconteceu. Tal como não aconteceu do outro lado, o Rio Ave enviou uma bola à barra, mas não criou mais situações demasiado perigosas para a baliza portista.
Com esta vitória os dragões somam 3 pontos e estão na liderança do grupo D em conjunto com o União da Madeira.


2 – Análise

Último jogo do ano de 2014; adversário, Rio Ave; competição Taça da Liga. Ou seja, a competição menos interessante do futebol português, mas que, tal como já o referi ontem, talvez esteja na hora de fazer com que esta Taça faça parte do já recheado palmarés portista e que, por essa razão, faça parte das conquistas expostas no museu.
Para este encontro eram esperadas dificuldades, uma vez que em sua casa o Rio Ave costuma ser um adversário aguerrido, tal como aliais, fora de casa; mas também eram esperadas alterações no onze inicial, ou seja, Lopetegui deu oportunidade aos jogadores com menos minutos. Foi um FC Porto diferente, com alguma falta de entrosamento, normal, entre os jogadores, mas que mostraram ser alternativas seguras. O jogo foi um tanto ou quanto equilibrado – falo sobretudo do segundo tempo, pois não vi o primeiro. E, na minha opinião, a vitória portista, alcançada através do golo de Aboubakar, foi justa. Em suma, o FC Porto entrou a vencer na fase de grupos da Taça da Liga, e está na frente, a par do União da Madeira, num grupo composto por 5 equipas.
Há mais futebol já no início de 2015!


1 comentário:

Armando Pinto disse...

... Só desejo que no ano 2015 tudo seja melhor, para todos nós, o que naturalmente engloba o F C Porto.
Boas passagem e Feliz Ano Novo.
Armando Pinto
Memória Portista