domingo, 15 de janeiro de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Moreirense 0



1 – Crónica

FC Porto Vence em Jornada que os Adversários Perderam Pontos

No final de tarde deste Domingo o FC Porto recebeu o Moreirense, em jogo a contar para a 17ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3 – 0.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Óliver; Corona, André Silva e Diogo Jota.
A primeira ocasião de relativo perigo surgiu ao minuto 2, protagonizado por Corona, mas a bola acabou ao lado. O Moreirense respondeu pouco depois, minuto 4, obrigando Casillas a dizer presente. Mais tarde, minuto 19, Diogo Jota rematou, mas viu o guarda-redes adversário negar-lhe o golo. Tal como aconteceu com Alex Telles. Ao minuto 30, outra vez Alex Telles cobrou um livre, que o guarda-redes adversário defendeu, Marcano não desistiu da bola e Óliver ativou o marcador. O golo ajudou a desbloquear o jogo portista. Depois de um canto a favor dos de Moreira de Cónegos, que se seguiu a um livre, Diogo Jota lançou um rápido contra-ataque   e Corona atirou à baliza, no entanto, o mexicano voltou a ver o guarda-redes do Moreirense defender. Mas na sequência do lance, André Silva, que soma 11 golos no campeonato, ampliou a vantagem no marcador. Até ao intervalo ainda houve tempo para um jogador do Moreirense ser expulso por duplo amarelo.
No segundo tempo os Dragões dispuseram de várias ocasiões para fazer golo. André Silva, por duas vezes, esteve perto de marcar. Mas o terceiro golo da tarde haveria de chegar ao minuto 62, por intermédio de Marcano.
Com esta vitória o FC Porto soma 38 pontos e volta a estar a 4 pontos da liderança do campeonato.

2 – Análise

O FC Porto entrou em campo sabendo que era imperativo vencer para beneficiar das perdas de pontos dos dois rivais: o que vai à frente e o que vem imediatamente atrás. Num jogo que não se esperava fácil, sem ser brilhante, o FC Porto fez uma exibição aceitável e positiva, conseguindo fazer 3 golos e, mais uma vez, mantendo a sua baliza a zeros. Depois dos empates para a Taça da Liga e o empate para o campeonato, era importante, primeiro, fazer golos e, segundo, voltar às vitórias. O FC Porto não entrou muito bem em jogo, revelando alguma ansiedade, melhorando depois do primeiro golo e ampliando o marcador antes do intervalo. Os portistas estiveram pouco melhor no segundo tempo, período em que conseguiram aumentar a vantagem no marcador. Destaque, naturalmente, para os marcadores dos golos: Óliver, André Silva e Marcano; e para o regresso ao Dragão de Kelvin – bem-vindo de volta!
Em suma, o FC Porto venceu de forma clara e inequívoca um jogo em que tinha de somar os três pontos para encurtar, novamente, a distância para o primeiro classificado, e para aumentar a distância para os adversários que seguem imediatamente atrás.



Sem comentários: