sábado, 21 de janeiro de 2017

Crónica e Análise: FC Porto 4 –Rio Ave 2



1 – Crónica

Vitória Sofrida

Na tarde deste Sábado o FC Porto recebeu o Rio Ave, em jogo a contar para a 18ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-2.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por Casillas; Layun, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Óliver; Corona, André Silva e Diogo Jota.
O FC Porto demorou a entrar em campo, o que fez com que os de Vila do Conde pudessem demonstrar que não iam ali só para defender, ainda assim, o perigo para a baliza de Casillas nunca foi eminente durante esses primeiros 15 minutos. Entretanto o FC Porto percebeu que tinha um jogo para vencer e, Corona procurou ativar o marcador, no entanto, não conseguiu colocar a bola dentro da baliza. Não aconteceu o golo nesse lance, aconteceu no minuto seguinte. Ao minuto 18, Filipe, na sequência de um livre cobrado por Alex Telles, ativou o marcador. Pouco depois, minuto 22, Diogo Jota ficou perto de fazer o segundo, no entanto, a bola acertou em cheio na barra da baliza adversária. Poucos minutos volvidos, Herrera, na cobrança de um livre, obrigou o guarda-redes adversário a defender. Só que ao minuto 35, numa fase do jogo em que o perigo rondava a baliza contrária, Casillas não conseguiu segurar a bola e o Rio Ave chegou ao empate.
Logo no início do segundo tempo, minuto 49, Layun fez falta no interior da área, grande penalidade assinalada e os vila-condenses em vantagem no marcador. Balde de água fria nas bancadas, a gelar ainda mais a tarde. O FC Porto foi à procura de dar a volta ao resultado e o empate voltou a surgir da cabeça de um defesa. Ao minuto 55, marcano, na sequência de um livre novamente cobrado por Alex Telles, devolveu a igualdade no marcador. Menos de 10 minutos depois, minuto 62,, Danilo deu a melhor sequência a um canto, cobrado por Alex Teles, e colocou novamente o FC Porto na frente do marcador. André André ficou perto de fazer o 4-2, mas viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos. O 4º golo não chegou nesse momento, mas não tardou. Ao minuto 88,, Rui Pedro fez o 4º golo da tarde, colocando um ponto final na discussão do resultado.
Com esta vitória o FC Porto soma 41 pontos, posicionando-se a 1 ponto da liderança do campeonato, num momento em que o Benfica tem menos um jogo.

2 – Análise

Não se esperavam facilidades e, de facto, não as houve. O Rio Ave não colocou o autocarro permanentemente estacionado a frente da baliza, mas sim procurou jogar de igual para igual. Algo que, aliás, já era espetável. Para além disso, Luís Castro, que esteve 10 anos ao serviço do FC Porto, conhece bem os cantos à casa e, sobretudo, alguns protagonistas, o que possivelmente, acrescentou mais dificuldade ao encontro. Os Dragões não fizeram uma exibição brilhante, não conseguiram dominar e controlar o jogo, mas demonstraram uma atitude positiva e querer, ao contornar as dificuldades que lhes iam saindo ao caminho, nomeadamente a desvantagem, correndo atrás do prejuízo. Felizmente hoje reinou a eficácia num jogo em que os portistas não conseguiram criar demasiadas ocasiões de golo. Foi um jogo equilibrado, com emoção - aguenta coração! - com golos e com os adeptos a empurrar a equipa para a vitória. Falta a esta equipa confiar mais em si própria; acreditar nas qualidades que tem, porque as tem, e potenciá-las mais; e ser cada vez mais constante nas suas exibições - bem sei que é sempre preferível um bom resultado com uma exibição mediana do que uma boa exibição e um resultado negativo – mas esta equipa consegue, de certeza, aliar esses dois fatores e manter os níveis exibicionais mais elevados.
Em suma, o FC Porto somou os três pontos num jogo difícil que era importante vencer.
Vamos Porto!


Sem comentários: