sábado, 1 de abril de 2017

Crónica e Análise: Benfica 1 – FC Porto 1



1 – Crónica

Empate Agridoce

No início de noite deste sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Benfica, em jogo a contar para a 27ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este jogo Nuno Espírito Santo apostou num onze composto por Casillas; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, André André e Óliver; Corona, Soares e Brahimi
O Benfica entrou melhor em jogo e, ao minuto 7, beneficiou de uma grande penalidade que colocaram os encarnados na frente do marcador. Ao minuto 17 os encarnados ficaram perto do segundo, mas a bola foi por cima.  Aos poucos o FC Porto começou a conseguir libertar-se da pressão e, beneficiando de mais posse de bola, procurou aproximar-se da área contrária. O primeiro a procurar o remate à baliza benfiquista foi Óliver, mas a bola foi ao lado. Depois, ao minuto 37, foi Brahimi a tentar de livre, mas viu o guarda-redes adversário negar-lhe o golo.
Os Dragões entraram no segundo tempo decididos a empatar a partida. O que veio a acontecer ao minuto 50, num lance de insistência Maxi reestabeleceu a igualdade no marcador. Ao minuto 59 Soares ficou perto do segundo golo, mas o guarda-redes benfiquista tirou-lhe a bola dos pés. O Benfica respondeu e, por três vezes, Casillas disse presente e segurou o mal menor.
Com este empate fica tudo exatamente igual, ou seja, apenas 1 ponto separa os Dragões do topo da classificação, onde estão as águias.


2 – Análise

Um empate agridoce. É verdade que empatar é melhor do que perder, sobretudo quando o Benfica começou a ganhar cedo. Mas, para nós portistas um resultado que não seja a vitória nunca é bom. O FC Porto entrou em campo com o objetivo de vencer para passar para a liderança do campeonato, e, pela segunda jornada consecutiva v esse objetivo fugir-lhe. Mas a luta continua, até ao final. Não se esperava um jogo fácil, porque nenhum clássico é fácil, mas cedo complicou-se com a desvantagem no marcador. O empate chegou no início do segundo tempo por Maxi, - obrigado guerreiro nº 2 – e o segundo poderia ter surgido pouco depois. Depois foi preciso sofrer um bocadinho, mas estava lá a defesa e Casillas para segurar as pontas.
Creio que o treinador portista mexeu bem na equipa no decorrer do jogo, fazendo entrar Diogo Jota,  André Silva e Otávio para refrescar o ataque, mas não conseguiram acrescentar muito - dava tudo para que aquele golo que o nº 10 portista apontou no jogo da seleção tivesse acontecido hoje, mas não te preocupes André, ainda podes fazer muitos golos até ao final da época, todos nós portistas estamos à espera disso. O FC Porto foi uma equipa guerreira e determinada, mas não conseguiu sair da Luz com os três pontos. Talvez tenha faltado alguma clarividência nas ocasiões que o FC Porto conseguiu chegar à área contrária, para conseguir marcar. Até ao final do campeonato a equipa tem de se unir, mais ainda, ser cada vez mais sólida, solidária, determinada, guerreira, competente e confiante para enfrentar o que aí vem e lutar jogo a jogo pelos pontos.
Em suma, os Dragões foram à luta com as armas que tinham à procura da vitória, mas acabaram por sair com 1 ponto e tudo fica igual, vem aí 7 finais. Vamos Porto!

PS1. Adeptos portistas entrarem 40 minutos depois do início do jogo é, simplesmente, vergonhoso.

PS2. O que pretendia Jonas ao provocar o choque com Nuno Espírito Santo? Não percebi. A azia faz mal e no caso dele, parece que afetou-lhe a cabecinha. Os problemas que ele possa ter com o ex-treinador do Valência, atual treinador portista, não se resolvem assim. Lamentável.






2 comentários:

Anónimo disse...

Não é verdade. Os adeptos entraram todos20 minutos depois, 20:50, porque foram detectados pela polícia 60 bilhetes falsos trazidos pelos adeptos do Porto!!! Uma vergonha é o que é!!

Ana Andrade disse...

Aguardemos para saber quem, de facto, tem razão... ainda assim, 20 minutos depois?

Ana Andrade