terça-feira, 21 de novembro de 2017

Crónica e Análise Besiktas 1- FC Porto 1



1 – Crónica

Na tarde desta terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do Besiktas, em jogo a contar para a 5ª jornada da fase de grupos, grupo G, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: José Sá; Maxi, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Sérgio Oliveira; Ricardo Pereira, Aboubakar e Brahimi.
O Besiktas entrou melhor, pressionante e obrigando os portistas a cometer erros na zona de construção. Mas aos poucos o FC Porto foi libertando-se da pressão turca, aproximando-se da baliza. E ao minuto 29 Filipe colocou os Dragões em vantagem. O Besiktas não demorou a responder, valeu José Sá a travar o remate de Quaresma. Do outro lado do campo, Aboubakar teve a hipótese de ampliar a vantagem, mas não o conseguiu. Não marcou o FC Porto, marcaram os turcos. Ao minuto 41 o marcador voltou a registar um empate.
O Besiktas voltou a entrar pressionante, à procura de garantir os três pontos. Por duas vezes os turcos criaram perigo. Na primeira vez a bola foi ao poste; na segunda José Sá impediu que se desfizesse o empate. O FC Porto segurou a pressão turca e procurou reagir quando lhe foi possível. No entanto, na melhor ocasião de golo de que os Dragões dispuseram no segundo tempo, Ricardo não conseguiu fazer o golo. Tal como aconteceu mais tarde com Marcano.
Com este resultado o FC Porto está no segundo lugar do grupo G, soma 7 pontos, os mesmos que o Leipzig e está a 4 do primeiro lugar, ocupado pelo Besiktas.


2 – Análise

Não tive possibilidade de ver o primeiro tempo, por isso é complicado fazer uma análise. No entanto, pelo que li e pelo que vi no segundo tempo, não foi fácil, como aliás, já se esperava. O ambiente na Turquia é complicado, com muito ruido que deve complicar e muito, a comunicação entre jogadores. O FC Porto marcou primeiro, mas não conseguiu segurar a vantagem. No segundo tempo os turcos procuraram, como é óbvio, marcar e o FC Porto teve de sofrer e aguentar a pressão. No final os portistas trouxeram um ponto na bagagem para o Porto. E o mais importante foi garantido, a permanência nas provas europeias, dependendo apenas de si próprio para continuar na prova rainha do futebol europeu. Para isso os Dragões têm de vencer o Mónaco em casa na última jornada do campeonato.
Em suma, o FC Porto conseguiu 1 ponto num estádio muito difícil. Siga o campeonato português.



Sem comentários: