sábado, 25 de novembro de 2017

Crónica e Análise: Desportivo das Aves 1 – FC Porto 1



1 – Crónica

No início de noite deste Sábado o FC Porto deslocou-se ao terreno do Desportivo das Aves, em jogo a contar para a 12ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: José Sá; Ricardo Pereira, Filipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Brahimi; Corona, Aboubakar e Soares.
Foi do Aves o primeiro remate que, no entanto, foi ao lado. O FC Porto respondeu da melhor forma e ao minuto 6 colocou-se em vantagem por intermédio de Ricardo Pereira. Os da casa não se fizeram rogados e atiraram à barra da baliza hoje à guarda de José Sá. E ao minuto 36 valeu o guarda-redes portista a segurar a vantagem.
Pouco depois do recomeço da partida, minuto 56, Corona foi expulso e deixou o FC Porto com um problema para resolver. Problema que agravou-se ao minuto 63, com o golo do Aves. Com um empate no marcador e com tempo suficiente, o FC Porto tinha de recolocar-se em vantagem. Mas tal não aconteceu, apesar de Aboubakar ter ficado perto de o conseguir.
Com este resultado o FC Porto soma 32 pontos e, aconteça o que acontecer, no final da jornada continuará líder do campeonato.


2 – Análise

Apesar do Aves ocupar um dos últimos lugares da tabela classificativa, não se esperavam facilidades e, de facto, não as houve. O FC Porto não esteve bem e o Aves procurou aproveitar esse facto da melhor maneira. No início da segunda parte, a expulsão de Corona complicou a tarefa. Mas tudo complicou-se mais ainda com o golo do Aves.  Depois desse golo os portistas nunca conseguiram arranjar forma de trazer os três pontos. E, por isso, no final os Dragões voltam a casa com 1 ponto no bolso. Hoje não correu bem, hoje faltou concentração, faltou eficácia, faltou crença de que era possível – porque era – faltou garra, faltou tudo o que houve de sobra na passada semana no jogo da Taça de Portugal. O jogo no meio da semana deve ter contribuído e muito, para o desgaste, mas desconfio que o jogo do Benfica também tenha ficado no pensamento dos jogadores. O que, por muito que seja difícil, não pode acontecer. Os jogadores tem de pensar um jogo de cada vez. Que este empate tenha servido de lição.
Em suma, o FC Porto perdeu pontos porque não conseguiu ser competente e eficaz.


Sem comentários: