domingo, 15 de abril de 2018

Crónica e Análise: Benfica 0 – FC Porto 1


1 – Crónica

No final de tarde deste domingo o FC Porto deslocou-se ao terreno do Benfica, em jogo a contar para a 30ª jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Ricardo, Filipe, Marcano e Alex Telles; Herrera, Sérgio Oliveira e Otávio; Brahimi, Soares e Marega.
Durante os primeiros 15 minutos assistiu-se a um jogo equilibrado, muito disputado a meio campo. Aos poucos ambas as equipas começaram a aproximar-se da baliza adversária, conquistando cantos. Contudo, nem de um lado, nem do outro, houve perigo eminente. O Benfica, ao minuto 22 criou a primeira ocasião de perigo, à qual Casillas respondeu com uma defesa. Na resposta, ao minuto 25, Soares atirou ao lado. Mais tarde, perto do intervalo, minuto 44, Ricardo atirou ao lado. Na resposta o Benfica voltou a criar perigo, novamente com Casillas a impedir os festejos dos da casa. Na resposta, Marega também atirou ao lado.
O FC Porto entrou melhor no segundo tempo. Marega ao minuto 48 esteve perto de marcar, tal como Brahimi ao minuto 66, mas nem um, nem o outro o conseguiu. Até que ao minuto 90 Herrera rematou para o fundo da baliza do Benfica, colocando os Dragões em vantagem.
Com este resultado o FC Porto volta à liderança do campeonato, somando agora 76 pontos, mais 2 que o Benfica.

2 – Análise

Um clássico nunca é fácil, muito menos nesta fase da época e tão pouco entre o primeiro e segundo do campeonato, com tão pouca distância entre eles. E foi isso que se passou, um jogo difícil, que foi preciso saber sofrer e esperar pelo golo bem no final. A primeira parte foi equilibrada, com ambas as equipas a demonstrarem cautelas. O que é normal, já que ambas pretendiam vencer e nenhuma queria perder. No segundo tempo o FC Porto melhorou, procurando dominar o adversário, arriscou. O FC Porto não criou muitas ocasiões de perigo, é certo, mas os Dragões fizeram o mais importante ao minuto 90, o golo. Por isso, o meu destaque vai para Herrera, aquém agradeço a ousadia de rematar naquele momento, um remate que qualquer um de nós portistas gostaria de ter feito. Para além de destacar Herrera, naturalmente destaco toda a equipa pelo que fizeram dentro das quatro linhas. Do mesmo modo que destaco Sérgio Conceição pela forma como mexeu na equipa, passando a clara mensagem que queria os três pontos.  
O FC Porto não garantiu o título, é certo, apenas venceu um jogo muito importante. Ficam agora a faltar 4 finais para jogar e para vencer. Mas, tenho de ser sincera, como é óbvio estou satisfeita com esta vitória que coloca os Dragões, novamente, na liderança e que permite que o FC Porto dependa de si para ser campeão. É melhor correr à frente, do que correr atrás. Em suma, o FC Porto foi à Luz fazer o que tinha a fazer, vencer. #VamosPorto sem medo! #EuQueroOPortoCampeão


Sem comentários: