quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Antevisão da 12ª Jornada da I Liga


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição do jogo da 12ª jornada da I Liga, frente ao Portimonense.

“"TEMOS DE ASSUMIR AS DESPESAS DO JOGO"
Sérgio Conceição perspetivou a receção ao Portimonense, da 12.ª jornada da Liga NOS (sexta-feira, 20h30)
O FC Porto está de regresso a casa na 12.ª jornada do campeonato e o próximo adversário dos azuis e brancos é o Portimonense, orientado por alguém que conhece muito bem a realidade portista: António Folha. Na antevisão da partida que se disputa esta sexta-feira (20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, Sérgio Conceição deixou elogios aos algarvios, abordou a marca dos 250 jogos como treinador e falou também sobre a vitória e a expulsão no dérbi com o Boavista (1-0). À entrada para esta ronda, os campeões nacionais são líderes isolados, com 27 pontos, mais dois do que o Sporting. O Portimonense segue na 11.ª posição, com 14.
250 jogos como treinador
“São dados a que não dou grande relevância. Eu e a minha equipa focamo-nos naquilo que é o nosso adversário. Obviamente que são 250 jogos e parece que
foi ontem que comecei, mas espero atingir muitos mais, ainda que sejam situações a que não dou grande importância. A minha preocupação é manter a equipa focada e completamente consciente de que o Portimonense é uma equipa difícil. Na época passada fez-nos sempre golos, apesar de termos conseguido vencer. Tem qualidade individual e um treinador que me conhece bem e a esta casa. Vai ser um jogo extremamente difícil e temos de assumir as despesas e a responsabilidade de tentar ganhar os três pontos, que são muito importantes na minha caminhada. Estou sempre confiante que podemos ganhar. Trabalhamos com uma vontade grande de conseguir a vitória em cada jogo. Ganhar o próximo jogo é o mais importante, independentemente de coincidir com esta marca. A nossa forma de estar e de trabalhar é sempre a pensar na vitória, mas também temos pela frente adversários de qualidade.”
Conhecimento mútuo
“Como eu o conheço tão bem e ele a mim, é difícil que nos possamos surpreender um ao outro, mas vai ser um FC Porto-Portimonense e não um Sérgio Conceição-António Folha. Percebo a forma como ele trabalha e ele percebe a minha, mas depois há toda uma dinâmica e a própria preparação para o jogo. Espero amanhã ser mais
feliz do que ele.”
A expulsão no Bessa
“Ninguém fica agradado por ser expulso. Nas três expulsões que tanto invocam não apanhei castigo pois não fiz nada suficientemente grave para que isso acontecesse. Fui expulso duas vezes por sair da área técnica e agora fui expulso por festejar efusivamente um golo. Foi um dérbi disputado e intenso e estávamos precavidos para isso, mas não contava que o Boavista não jogasse futebol. Frente a outro candidato ao título, no Bessa, o Boavista fez 12 faltas, mas contra nós fez mais do dobro e muitas outras ficaram por marcar. Nos primeiros 15 minutos houve três ou quatro de tempo útil e foi aí que o árbitro começou a perder o jogo. Não foi um jogo de futebol, foi uma batalha com o banco do Boavista constantemente de pé e com faltas constantes para amarelo. Comemorei com um palavrão, é certo, mas parece a coisa mais grave que aconteceu. É inadmissível isto. E depois estendeu-se aos programas de televisão, em que não falaram do tempo útil e dos cartões que ficaram por mostrar. No golo do Éder nenhum português soltou um palavrão? Não é normal um festejo mais efusivo num golo? O golo do Éder, para mim, são todos os golos do FC Porto. São vividos com paixão. Há muita gente que prefere dar realce a situações menos positivas do que a mais uma vitória do FC Porto, que segue num ciclo fantástico de vitórias convincentes. Vi um ou outro programa, durante pouco tempo, e senti uma indignação incrível.”
Equipa comprometida e que acredita até ao fim
“A equipa está muito comprometida e todos já viram isso. Os golos podem ser obtidos no primeiro ou no último minuto, mas lutamos sempre por esse objetivo. A equipa tem de jogar sempre de uma forma agressiva na procura da baliza contrária, até porque não estamos preparados para gerir o jogo de outra forma. Ganhámos o jogo com um golo aos 90m+5, mas esse golo poderia ter surgido na primeira parte. É sinónimo de que a equipa está focada, comprometida e que acredita até ao apito final do árbitro.”
O amigo Jorge Jesus
“O meu amigo Jorge Jesus vive o jogo como eu vivo e nunca o vi a ser expulso aqui. Eu tinha jogos contra ele em que ele estava perto do meu banco e até
conversávamos. Há coincidências, pois o árbitro assistente que deu indicação para me expulsar na Supertaça foi o mesmo que deu indicação para me expulsar no Bessa. Foi o mesmo, por duas situações idênticas. O FC Porto falou o que tinha a falar e eu dou as minhas explicações, sem fugir a nada.”
Jackson Martínez
“Gosto sempre de defrontar os melhores jogadores, que contribuem para aquilo que é um bom espetáculo. O Jackson é um jogador do qual toda a gente gosta e é um ser humano espetacular. Não privei com ele, mas é o que ouço da passagem dele pelo FC Porto. É um futebolista de eleição, que nos últimos dois ou três anos sofreu muito com problemas físicos. É uma pessoa muito apaixonada por aquilo que faz. Não sei se joga ou não, mas se ele vier, vou cumprimenta-lo e felicitá-lo pela carreira dele no FC Porto e pelo que tem feito no futebol em geral.”
O (muito) pouco tempo útil de jogo em Portugal
“Num dos fóruns de treinadores da UEFA foi um dos temas discutidos e foi-me dito pelos responsáveis da UEFA que iam ter de modificar alguma coisa. É algo que beneficia sempre a equipa teoricamente menos forte. Já representei equipas do género, mas não há nenhum jogador que possa vir dizer que eu lhe pedi para se deitar no chão ou para perder tempo. É culpa de toda a gente, mas no jogo Bessa, por exemplo, nos primeiros 15 minutos só se jogaram três ou quatro. Aí a culpa foi do árbitro e, se calhar, do treinador e dos jogadores.”
Todos são importantes
“O espírito é bom porque toda a gente trabalha da mesma forma. A importância de todos os jogadores é igual. Todos se sentem importantes e todo o trabalho diário é a pensar em todos os jogadores, de forma a que deem a melhor resposta quando forem chamados. Isso não é fácil, pois há as questões emocionais e aquilo que são os objetivos de cada um. Eles compreendem que o mais importante é a equipa. Nesse sentido, tenho um grupo fantástico.””

Em

2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Casillas; Maxi, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Herrera e Óliver; Brahimi, Marega e Corona

3 – Sobre o jogo
Regressam os jogos do campeonato ao Dragão. Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; confiante; concentrado; coeso; determinado; ambicioso; motivado; empenhado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!



Sem comentários: