sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Portimonense 1


1 – Crónica

No início de noite desta sexta o FC Porto recebeu o Portimonense, em jogo a contar para a 12ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Casillas; Corona, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Óliver, Otávio e Brahimi; Marega e Soares.
O FC Porto não entrou bem em jogo e o Portimonense inaugurou o marcador ao minuto 9. Os Dragões procuraram reagir o mais rápido possível e ao minuto 17, Brahimi chegou mesmo a marcar, no entanto o golo foi anulado devido ao facto de Soares estar fora de jogo e interferir na ação do guarda-redes. Não foi nesse momento, foi ao minuto 21, por intermédio de Marega, que deu a melhor sequência a um canto cobrado por Alex Telles. Estava assim, reposta a igualdade no marcador. Até ao intervalo Soares, por 3 vezes, Otávio e Brahimi ficaram perto do golo.
Pouco tempo depois do recomeço do jogo, começou a reviravolta no marcador. Ao minuto 57, Soares colocou os Dragões em vantagem. 2 minutos depois foi Brahimi que fez o terceiro golo portista. Do outro lado do campo, o Portimonense procurou reagir e Casillas travou aquele que seria o segundo golo dos algarvios. Pouco depois, minuto 64, veio o 4º golo dos Dragões, por intermédio de Marega e ficou tudo decidido.
Com esta vitória o FC Porto passa a somar 30 pontos e garante a liderança no campeonato aconteça o que acontecer no final desta jornada.

2 – Análise

Quem olhar para o resultado do jogo sem o ter visto, provavelmente pode achar que foi fácil, mas, tal como já se esperava, não o foi. Foi um jogo interessante, na medida em que os de Portimão não vieram ao Dragão apenas para defender, tinham, de facto, como objetivo impedir que o FC Porto colocasse em campo a sua estratégia de jogo. A prova disso foi o facto de ter sido o portimonense quem se adiantou no marcador, obrigando o FC Porto a correr atrás do resultado. Os Dragões empataram antes de Sérgio Conceição ter decidido alterar o sistema de jogo, ao trocar Óliver por Herrera. No segundo tempo o FC Porto conseguiu ser mais objetivo e em menos de 10 minutos conseguiu fazer 3 golos e dar a volta ao resultado. Destaco Marega, Soares e Brahimi pelos golos marcados que permitem aos portistas somarem a 11ª vitória consecutiva em 4 competições. Como nós portistas temos boa memória e somos gratos a quem representou as nossas cores e porque uma vez Dragão para sempre Dragão, destaco como um dos momentos deste jogo a saída de Jackson Martinez, ao som de um enorme aplauso dos portistas que, de pé, fizeram o colombiano perceber que esta é a sua casa.
Em suma, foi um jogo difícil que o FC Porto tratou de transformar fácil e somar uma vitória justa. Segue-se a Liga dos Campeões. Vamos Porto!





Sem comentários: