terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Crónica e Análise: Galatasaray 2 – FC Porto 3


1 – Crónica

No final de tarde desta terça o FC Porto deslocou-se ao terreno do Galatasaray, em jogo a contar para a 6ª jornada da fase de grupos, grupo D, da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-3.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Casillas; Maxi, Felipe, Diogo Leite e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira e Herrera; Hernâni, Marega e Adrián
O Galatasaray entrou decidido a criar dificuldades aos Dragões, de modo a alcançarem o objetivo de manter o terceiro lugar do grupo. Ao minuto 11, os turcos reclamaram mão de Diogo Leite na área, mas o árbitro acabou por assinalar fora de jogo. Pouco depois o FC Porto respondeu da melhor forma à entrada do Galatasaray e Felipe deu a melhor sequencia a um livre de Alex Telles. Os turcos procuraram responder, mas na verdade foram os portistas quem voltaram a marcar. Marega cobrou uma grande penalidade e colocou os Dragões com 2 golos de vantagem. Contudo, antes do intervalo outra grande penalidade foi assinalada, mas desta feita na área contrária e foi dessa forma que o Galatasaray reduziu a desvantagem no marcador.
Os turcos entraram determinados no segundo tempo, mas não conseguiram concretizar as ocasiões de perigo que criaram. Na resposta o FC Porto aproveitou para fazer o terceiro golo, minuto 57, por intermédio de Sérgio Oliveira. O Galatasaray voltou a carga e conseguiram reduzir a desvantagem. Pouco depois, os turcos voltaram a beneficiar de uma grande penalidade, mas a bola acabou travada pela trave. Até ao final os Dragões seguraram a vantagem.
Com esta vitória o FC Porto soma 16 pontos e termina a fase de grupos da Liga dos Campeões a igualar um número de pontos histórico.

2 – Análise

Este era um jogo que teoricamente servia apenas para cumprir calendário, porque os Dragões já tinham garantida a passagem à próxima fase da prova, bem como o primeiro lugar do grupo. Mas como o FC Porto nunca entra em campo para perder, este jogo não foi diferente. Esperavam-se dificuldades, sobretudo porque o ainda tinha em aberto a possibilidade de ir à Liga Europa e, de facto não foi um jogo fácil. Os Dragões, como se estivessem num jogo decisivo, foram sempre à procura de marcar e, dessa forma, contrariar as investidas e tentativas turcas. Por duas vezes os portistas tiveram 2 golos de vantagem, por duas vezes os turcos reduziram. O FC Porto de Sérgio Conceição é competente o suficiente para levar a sério um jogo que, pelas circunstâncias, podia ser encarado como um jogo a feijões. Destaco Felipe, Sérgio Oliveira e Marega pelos golos marcados; Iker Casillas, pela 100ª vitória na Liga dos Campeões; Sérgio Conceição por ter igualado números que são históricos; e toda a equipa porque quer sempre mais.
Em suma, foi uma vitória difícil e, por isso, muito saborosa. Segue-se a I Liga. Vamos Porto!


Sem comentários: