sexta-feira, 3 de maio de 2019

Antevisão da 32ª Jornada da I Liga


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição do jogo da 32ª jornada da I Liga, frente ao Desportivo das Aves.

“"TEMOS DE DAR UMA RESPOSTA DE ACORDO COM AQUILO QUE É O FC PORTO"

Sérgio Conceição projetou o FC Porto-Desportivo das Aves, da 32.ª jornada da Liga NOS (sábado, 20h30)
O FC Porto está de volta ao Estádio do Dragão na 32.ª e antepenúltima jornada da Liga NOS, que reserva uma receção ao Desportivo das Aves, agendada para este sábado (20h30, Sport TV). Na antevisão da partida, Sérgio Conceição falou sobre a situação de Iker Casillas e garantiu um coletivo decidido a dar uma resposta forte após o empate consentido na ronda anterior, frente ao Rio Ave, em Vila do Conde. À entrada para esta ronda, os campeões nacionais somam 76 pontos, menos dois do que o Benfica, primeiro classificado.
A situação de Casillas
“A sua evolução é boa, ele está bem. É óbvio que a equipa sentiu isto, mas esta equipa é muito solidária e os jogadores sentiram esta situação como se fosse cada um deles a passar por ela. Ficámos apreensivos e depois soubemos da gravidade da situação, mas felizmente ele está bem. A equipa está com ele e unida a ele e à sua família. O futebol faz parte da vida, mas a vida em si é bem mais importante do que tudo o resto.”
Como tudo aconteceu
“Aconteceu durante o treino. Estávamos a fazer um exercício com dois guarda-redes e o Iker estava a fazer outro tipo de trabalho. Quando percebi que ele estava em dificuldades, o fisioterapeuta que estava de apoio ao treino chamou a restante equipa médica. No momento não achámos que fosse algo muito grave e continuámos a treinar durante mais 15 ou 20 minutos, mas o foco já não era o mesmo. No final do treino, o doutor ligou-me a dizer o que se tinha passado e o plantel ficou chocado com a situação. Não precisamos destas situações para unir o grupo. São situações que, infelizmente, fazem parte da vida. Esta equipa tem um espírito muito forte e sentiu muito esta situação do Iker. Agora temos de ajudá-lo na sua recuperação e ele pode contar com toda a gente deste clube.”
Conversas diárias com Casillas
“Converso com ele diariamente desde o que aconteceu. Hoje o plantel vai visitá-lo antes de irmos para estágio. Neste período aconselha-se alguma tranquilidade para ele e que não seja exposto a momentos em que o coração possa bater mais forte. Temos de ter alguma precaução relativamente a isso.”
O Desportivo das Aves
“É um jogo em que temos de dar uma resposta de acordo com aquilo que é o FC Porto. Temos de ganhar, independentemente das dificuldades que vamos encontrar. O Aves está a fazer uma segunda volta fantástica. É o quinto classificado da segunda volta e isso diz muito. Depois de o Inácio pegar na equipa, a equipa joga de outra forma e tem apresentado resultados muito positivos. Estamos precavidos para aquilo que é o Aves. Estamos prontos para jogo. Queremos fazer um jogo consistente que nos dê a vitória. Aproveito para dar os parabéns ao Aves pela conquista da Liga Revelação.”
As palavras de Luís Gonçalves
“O engenheiro é um portista como eu e como muitos outros que trabalham nesta casa. A entrevista foi feita depois de os Sub-19 terem vencido brilhantemente a Youth League. São palavras bonitas, mas que não me tornam diferente daquilo que sou. São palavras de quem vive e sente o clube de uma forma muito apaixonada. O engenheiro é um portista como o presidente e tantos outros que fazem parte desta casa.”
As reações dos adeptos em Vila do Conde e o título europeu de Sub-19
“Os anos passam e vamos ganhando alguma maturidade. Por vezes, antes de fazer algo, temos de refletir muito bem. A mim também me apetece rasgar a camisa perante alguns comentadores, que percebem menos de futebol do que eu de golfe ou Direito. O importante é olhar para o Mar Azul, para a nação portista, que tem de estar unida até à final da Taça de Portugal, no dia 25 de maio. Sou o que sou e só tenho uma palavra. Se o presidente achar que devo ficar e eu achar que temos condições para lutar por títulos, cá estaremos. Eu pertenço a esta casa. Esta continua a ser uma época à Porto. Fomos à final da Taça da Liga, estamos na final da Taça de Portugal, vamos lutar pelo título até à última jornada e já conquistámos a Supertaça. Somos grandes e os nossos Sub-19 também o demonstraram. Parabéns ao Mário Silva e a toda a estrutura do FC Porto, pois somos campeões europeus de Sub-19.”
Campeões europeus de Sub-19 na equipa A?
“Acredito que eles têm muita vontade de chegar à equipa principal, da mesma forma que acredito muito no valor deles, mas estamos a falar da equipa principal, em que a competitividade é muito grande. Tem de haver uma oportunidade para eles, sem dúvida alguma. Eu sigo toda a formação e acho que muitos têm potencial para estar connosco. Até já dei os nomes ao presidente, mas há que ter calma. Não basta estalar os dedos para se ter sucesso. O futebol não é fácil no sentido de que somos vistos e analisados pelo que fazemos em termos de resultados. Em Vila do Conde, por exemplo, estávamos a fazer um bom jogo até aos 84 minutos, mas em cinco minutos tudo mudou e passámos de bestiais a bestas. O futebol é muito o que se passa no momento e os resultados.”
O pós-jogo em Vila do Conde
“Sou o líder máximo de uma equipa que deu muito. Não podemos esquecer aquilo que era o FC Porto quando cheguei. Estava numa situação complicada, sem podermos sequer fazer contratações. Potenciámos jogadores e conquistámos títulos. Este ano tivemos uma contratação que já teve um grande retorno, que foi o Éder Militão. Tem que se dar mérito a este grupo. A desilusão e a frustração em Vila do Conde foram enormes, mas tínhamos de agradecer ao público que nos tem apoiado de uma forma incrível. Fazemos isso em todos os jogos e não era por termos perdido dois pontos que íamos virar a cara a quem nos tem apoiado tanto.””
Em


2 – O meu palpite para a equipa titular é
Vaná; Manafá, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Herrera e Óliver; Brahimi, Marega e Corona

3 – Sobre o jogo
Não foi uma semana fácil para o plantel portista, mas espera-se que os Dragões façam da adversidade uma razão extra para correrem atrás da vitória. Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; coeso; confiante; empenhado; ambicioso; determinado; rigoroso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!



Sem comentários: