domingo, 5 de maio de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 4 – Desportivo das Aves 0


1 – Crónica

No início de noite deste sábado o FC Porto recebeu o Desportivo das Aves, em jogo a contar para a 32ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 4-0.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Vaná; Manafá, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Herrera; Brahimi, Corona, Marega e Soares.
O primeiro destaque deste jogo vai para a mensagem de apoio e força que jogadores e adeptos quiseram deixar a Casillas, os primeiros quando entraram em campo e os segundos assim que o relógio assinalou a passagem do primeiro minuto de jogo. Depois Marega quis resolver logo a questão do golo, ao minuto 6, mas não foi bem sucedido. Tal como aconteceu com Éder Militão ao minuto 14. Esses dois lances serviriam de aviso, já que ao minuto 18 Corona ativou o marcador. Em vantagem, os Dragões queriam o segundo golo, mas tinham pela frente uma estratégia defensiva bem montada. Mas ao minuto 30 o árbitro do encontro, alertado pelo vídeo árbitro, assinalou uma grande penalidade que Soares se encarregou de converter no segundo golo da partida.
O Aves entrou atrevido no segundo tempo e obrigou Vaná a impedir o golo que permitisse reduzir a vantagem portista. Não marcaram os de Vila das Aves, marcaram os Dragões. Ao minuto 68, Manafá fez o terceiro golo portista. E dois minutos depois, minuto 70, Soares bisou e alargou a vantagem dos portistas para 4 golos.
Com esta vitória o FC Porto soma 79 pontos e permanece a dois pontos da liderança do campeonato.

2 – Análise

Este jogo surgiu no final de uma semana marcada por um acontecimento que surpreendeu e deixou incrédulo o mundo do futebol e a família portista, que ainda está a ser difícil de acreditar e assimilar. E se está a ser difícil para nós adeptos, imaginemos como está a ser para o plantel que diariamente está com o Iker. Colegas e adeptos quiseram deixar uma mensagem de força a Casillas no início do jogo, porque a família azul e branca está cá nos bons e nos maus momentos e uma vez que um jogador veste a camisola do FC Porto pertencerá, para sempre, à grande família portista. E ontem isto foi bem visível.
Quanto ao jogo, não se esperavam facilidades e não foi fácil, embora o resultado possa fazer transparecer que os Dragões venceram com toda a facilidade. Diria que o FC Porto soube arranjar forma de transformar as dificuldades em facilidades. Na primeira parte foi necessário encontrar forma de desmontar a estratégia defensiva e na segunda parte foi necessário gerir o resultado acrescentando-lhe dois golos. Destaco, por isso, Corona, Manafá e Soares pelos golos que marcaram.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, venceu o jogo com todo o mérito e justiça. Neste momento, sendo realista, mesmo percebendo que o título é praticamente impossível, é importante continuar a ganhar. No próximo fim-de-semana há mais uma batalha. Vamos Porto!



Sem comentários: