sábado, 18 de maio de 2019

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Sporting 1


1 – Crónica

No final de tarde deste sábado o FC Porto recebeu o Sporting, em jogo a contar para a 34ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Vaná; Éder Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Danilo, Herrera e Otávio; Corona, Soares e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo e ao minuto 6, Soares deu o primeiro aviso, contudo, foi desviado para canto. Ao minuto 17, Corona foi agarrado e o jogador do Sporting acabou por ser expulso. Em vantagem numérica os Dragões aumentaram a pressão e ao minuto 26, Soares voltou  a ficar perto de marcar, mas o guarda-redes adversário desviou para canto. Ao minuto 35, Marega chegou a marcar, no entanto viu o golo ser anulado por fora de jogo.
No início do segundo tempo Sérgio Conceição optou por lançar Manafá e Brahimi e a equipa ganhou outro fulgor. No entanto foi o Sporting quem se colocou em vantagem, ao minuto 61. O FC Porto viu-se obrigado a correr atrás do resultado e ficou perto de marcar antes de Danilo o conseguir ao minuto 78. Reposta a igualdade no marcador, os azuis e brancos foram à procura do golo que permitisse virar o resultado. E esse golo surgiu ao minuto 87, por intermédio de Herrera.
Com este resultado o FC Porto terminou o campeonato com 85 pontos e ficou a 2 pontos da liderança do campeonato.

2 – Análise

Antes de entrar em campo a matemática dizia-nos que o título era possível, mas a razão dizia-nos que isso não era bem assim e que o título iria para outras bandas. Infelizmente a razão estava certa, por muito que lá no fundo nós quiséssemos acreditar na matemática e numa possibilidade baixa do Santa Clara ganhar na Luz. Ao FC Porto restava entrar em campo para ganhar, mesmo sabendo que nada se ia alterar. E o FC Porto ganhou. Não foi fácil, é certo, também não se esperava que fosse, porque o Sporting não ia facilitar, mesmo sabendo que nada se ia alterar na classificação. Os Dragões procuraram o golo no primeiro tempo, mas faltou inspiração. No segundo tempo o Sporting colocou-se em vantagem e obrigou os azuis e brancos a correr atrás do resultado. Mesmo sabendo que o título estava irremediavelmente perdido, os Dragões foram a procura dos golos e estes surgiram. De destacar Danilo e Herrera por terem feito o que os avançados não conseguiram fazer, marcar os golos.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, venceu o jogo. Este título perdeu-se e agora não vale a pena chorar – haverá tempo para refletir sobre tudo o que se passou ao longo do campeonato no final da época – agora é sim o momento de levantar a cabeça, secar as lágrimas e recuperar forças para a final da Taça de Portugal. É importante que o FC Porto traga o troféu para a Invicta. Vamos Porto!





Sem comentários: