domingo, 12 de maio de 2019

Crónica e Análise: Nacional 0 – FC Porto 4


1 – Crónica

Na tarde deste domingo o Nacional recebeu o FC Porto, em jogo a contar para a 33ª jornada da I Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-4.
Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Vaná; Manafá, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Óliver e Otávio; Corona, Soares e Marega.
O FC Porto entrou bem em jogo, contudo, pertenceu aos insolares a primeira grande oportunidade para ativar o marcador, que surgiu de uma falha de comunicação entre Vaná e Militão. Não marcou o Nacional, fê-lo os portistas. Ao minuto 14, na conversão de um livre direto, Alex Telles ativou o marcador. Ao minuto 28, Óliver aumentou a vantagem. O Nacional não quis deixar barata a derrota e ao minuto 40 quase reduziu a desvantagem. Mas na resposta, por duas vezes, Marega esteve perto do terceiro golo.
O FC Porto entrou bem no segundo tempo e ao minuto 50 Corona viu o guarda-redes adversário negar-lhe os festejos. O guarda-redes insolar conseguiu negar os festejos do mexicano nessa ocasião, mas pouco depois não conseguiu fazer nada para os impedir. É que ao minuto 59, Corona fez o terceiro golo. Pouco depois, minuto 61, Marega podia ter aumentado a vantagem, no entanto, atirou ao lado. Mas não falhou ao minuto 88, quando na conversão de uma grande penalidade, Marega colocou os Dragões com 4 golos de vantagem.
Com este resultado o FC Porto soma 82 pontos e, após o desfecho do jogo do Benfica, permanece a 2 pontos da liderança.

2 – Análise

Num jogo que era uma final para ambas as equipas: para o FC Porto para continuar a pressionar o Benfica; e para o Nacional, porque precisava de pontos para tentar manter-se na I Liga. Por isso não se esperava um jogo fácil, mas o FC Porto tratou de transformar as dificuldades em facilidades. Os Dragões fizeram dois golos no primeiro tempo e outros dois no segundo, trazendo os 3 pontos de um terreno tradicionalmente difícil. Destaque para Alex Telles; Óliver, Corona e Marega pelos golos que fizeram.
Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer e adiou a decisão do título para a última jornada do campeonato, mesmo sabendo-se que essa decisão está tomada. Hoje, após o jogo das águias em Vila do Conde, só consigo pensar que o FC Porto está nesta situação por culpa própria, mas as coisas seriam diferentes se todos lutassem com as mesmas armas. Seja como for, é para ganhar a última batalha desta guerra. Vamos Porto!





Sem comentários: