quarta-feira, 29 de maio de 2019

Um Olhar Sobre a Época 2018-2019


Agora que a época terminou, é o momento de começar a analisar o que se passou ao longo da época, tendo em conta as quatro competições em que o FC Porto esteve envolvido.
Começo pela Super Taça. O FC Porto entrou com o pé direito na época 2018-2019, ao vencer o Desportivo das Aves e, dessa forma, acrescentou um troféu ao palmarés.
No que diz respeito à Liga dos Campeões. Os Dragões ficaram inseridos num grupo muito equilibrado, com Schalke 04, Galatasaray e Lokomotiv, onde não se destacava nenhuma equipa e onde todas podiam procurar mostrar mais. Na fase de grupos o FC Porto somou 16 pontos, de 18 possíveis. Portanto, tendo em conta o equilíbrio do grupo, os portistas tiveram uma excelente prestação e conquistaram, justamente um lugar nos oitavos de final da prova rainha do futebol europeu. Nos oitavos de final calhou em sorte a AS Roma. Na primeira mão o FC Porto perdeu em Roma por 2-1, deixando a decisão em aberto para a segunda mão. Na segunda mão, com um Dragão cheio de crença, os azuis e brancos venceram os italianos por 3-1 - precisaram de 120 minutos para o conseguir - e avançaram para os quartos de final da prova. Nesta fase o sorteio ditou um confronto com o Liverpool, uma reedição dos oitavos de final da época transata que todos esperávamos ter um desfecho diferente. No entanto, o FC Porto perdeu em casa dos ingleses por 2-0 e no Dragão, depois de uma primeira parte em que deu luta enquanto foi possível acreditar, acabou por perder por 1-4. Acabou assim a caminhada dos azuis e brancos na Liga dos Campeões frente a um dos finalistas e claro candidato a vitória na prova. Mas há que registar uma excelente prestação dos comandados de Sérgio Conceição.
No que se refere à Taça da Liga. O FC Porto chegou à meia final depois de uma fase de grupos renhida. Na meia final os Dragões defrontaram o Benfica e eliminaram os encarnados da prova. Na final os azuis e brancos defrontaram o Sporting, contudo, apesar de terem sido melhores nos 90 minutos de jogo, viram a Taça rumar a Alvalade após as grandes penalidades.
Relativamente à Taça de Portugal. O FC Porto realizou uma prova tranquila até chegar à final onde defrontou o Sporting. Mais uma vez os Dragões foram melhores durante o jogo, mas voltaram a ver a Taça fugir-lhes das mãos nas grandes penalidades.
Quanto ao campeonato. Já tive oportunidade de escrever sobre a prova mais importante, mas volto a deixar aqui o meu ponto de vista. Na minha perspetiva é fácil resumir o que se passou neste campeonato. O FC Porto fez uma boa primeira volta, em que perdeu em casa frente ao Vitória de Guimarães e fora frente ao Benfica. Depois da derrota na Luz, os Dragões embalaram para uma boa sequência de jogos a vencer que só terminou com um empate em Alvalade. Na segunda volta os azuis e brancos escorregaram em quatro partidas: três empates fora, frente ao Vitória de Guimarães, Moreirense e Rio Ave; e a derrota caseira frente ao Benfica. Analisando friamente estes resultados, poderíamos dizer que não seria impossível reverter a perda de pontos. No entanto, tal como disse um dia destes Miguel Guedes, “Depois do FC Porto ter perdido no Dragão e de se ter deixado ultrapassar na classificação, nunca nos deixariam ganhar esta Liga. (…) nunca nos deixariam recuperar dos erros próprios.”. Pois é, o FC Porto errou, mas não lhe foi dada a possibilidade de conseguir reverter ou remediar os erros. É que o Benfica, que não fez uma boa primeira volta, recuperou terreno na segunda, sendo que contou com a ajuda de terceiros quando os jogos pareciam complicar-se, como aconteceu em Braga ou em Vila do Conde, por exemplo. Ainda assim é impossível não deixar de pensar que o FC Porto deixou escapar por entre os dedos um título que teve possibilidade de segurar. É que na minha opinião, os Dragões perderam este campeonato quando receberam o Benfica no Estádio do Dragão, num jogo em que não podiam de forma alguma ter perdido pontos, muito menos perder o jogo.  E é isso que mais me custa, é que o FC Porto perdeu o título por culpa própria. É certo, o adversário recuperou terreno com ajudas de terceiros em alguns momentos, mas o jogo chave foi o FC Porto quem o perdeu.

Em suma, o FC Porto não fez uma má época, no entanto, não conseguiu vencer os troféus que tinha definido como objetivos. É difícil estar na luta e não conseguir lá chegar. Por isso, há que retirar as conclusões e lições desta época, para com elas formar uma nova equipa ganhadora e com um espírito à Porto, capaz de lutar dentro do campo em cada jogo por cada objetivo do clube. É que os adeptos querem as vitórias que dão conquistas, não as vitórias morais; não queremos que o FC Porto fique quase, queremos que o FC Porto consiga.


Sem comentários: