sexta-feira, 17 de maio de 2019

Antevisão da 34ª Jornada da I Liga


1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição do jogo da 34ª jornada da I Liga, frente ao Sporting.

“SÉRGIO CONCEIÇÃO: "AQUI NINGUÉM DESISTE"

Técnico portista projetou o FC Porto-Sporting, da 34.ª jornada da Liga NOS (sábado, 18h30)
O FC Porto recebe o Sporting na 34.ª e última jornada da Liga (sábado, 18h30). Na conferência de imprensa de antevisão da partida, realizada no Olival, Sérgio Conceição garantiu que os portistas estão focados na vitória e que as contas só serão feitas no final. Os Dragões somam nesta altura 82 pontos, menos dois que o Benfica.
Clássico a fechar o campeonato
São duas equipas muito competitivas, um clássico histórico no nosso futebol, e espero que possamos no fim do jogo estar contentes no sentido de ganharmos os três pontos e, perceber que o rival perdeu esses três pontos. Vamos fazer o nosso trabalho para que isso aconteça, primeiro temos de vencer o nosso jogo e, depois vemos o que acontece. Sabendo das dificuldades e de tudo aquilo que envolve um último jogo do campeonato e ser extremamente difícil.
Reais possibilidades de vencer o campeonato
Sabemos que é difícil, extremamente difícil. Agora há uma coisa que lhe digo, que é uma premissa de todos os profissionais que aqui trabalham: Não atirar a toalha ao chão, aqui ninguém desiste, aqui ninguém vai para o jogo a pensar que já acabou. Há dois títulos em disputa, o campeonato, matematicamente, ainda há possibilidade de o ganhar e é nisso que temos de estar focados. Fazer o nosso trabalho, fazer o nosso jogo e premiar os adeptos no último jogo do ano, no Dragão, primeiro com uma vitória e depois, se possível, com uma boa exibição. Esta é a nossa concentração, esse foi o nosso foco durante a semana. A partir daí o outro jogo, não depende de nós.
Futuro da equipa
Eu acho que independentemente da forma de estruturar o plantel, de saírem x jogadores, entrarem x jogadores… Quem trabalha nesta casa trabalha para ganhar, ganhar jogos e títulos, e se o presidente falou, ele que é o dirigente mais titulado do mundo, ele saberá o que está a dizer e o que ele disse está dito. Quem trabalha, independentemente da sua visão sobre o grupo e os jogadores, tem de trabalhar para ganhar títulos. Se eu sou capaz? Então não, claro que sim. Eu no Olhanense o meu título foi ficar em oitavo lugar, na Académica o meu título foi ficar em oitavo lugar e, por aí fora… No meu percurso no FC Porto de dois anos, depois de um período que o clube não está habituado, quatro anos praticamente sem ganhar nada, nós em dois anos temos a possibilidade de ganhar quatro títulos, dois já conquistados, o campeonato e a Supertaça, e pela frente temos o campeonato, que se decide amanhã, e de amanhã a oito temos a final da Taça de Portugal. Se me perguntar se é importante chegar aos momentos finais, se é importante chegar aos momentos decisivos da época? É, mas para mim é mais importante ganhar. Se não ganhar obviamente que há frustração por não ter vencido. O pensamento e o ADN do FC Porto é ganhar, ganhar títulos. O pensamento é meu e do presidente, estamos em plena sintonia neste sentido. Se me sinto capaz, obviamente que me sinto capaz.
O que aconteceu no jogo da equipa de sub-19
Foi uma situação de pai e filho, reação a um insulto que pôs em causa o meu portismo. Neste momento o mais importante é o jogo de amanhã, mas no final da época falarei, porque neste momento acho que não tem a ver com o jogo nem com o treinador do FC Porto.
Como gostava que a equipa fosse recordada no final do jogo de amanhã?
Essa é uma excelente pergunta, difícil de responder. Independentemente de quem vencer, era importante que o vencedor fosse um justo vencedor, dentro daquilo que é a verdade desportiva. Este é o meu sentimento e acho que sobre isso o presidente já falou e aqui, neste clube, falasse a uma só voz. Ele já falou e eu, assino por baixo.
Mudanças para a nova época
Sabem o que tem sido a realidade do FC Porto nos últimos anos, nomeadamente nos dois anos que eu estou aqui, a grande dificuldade que o FC Porto teve em trazer mais valias para a sua equipa devido ao aspeto financeiro. Mas isso não é fundamental para que eu fiquei ou não, se eu tivesse medo ou receio de algum desafio não tinha saído de Nantes por metade do que era o meu contrato em França, partindo do principio que o FC Porto estava com algumas dificuldades financeiras. Não é por aí, o que há a fazer, é uma conversa com o nosso presidente em relação às melhorias de algumas situações dentro do clube. Mas isso faz parte daquilo que é o meu trabalho como treinador do FC Porto e, com certeza que o presidente também quererá. Nos outros clubes passar-se-á a mesma coisa penso eu. Haverá sempre jogadores que saiem e outros que entram, mas há outras situações que são faladas. Mas essas são reuniões que tenho de ter e que faz parte da minha forma de estar desde que comecei o meu trajeto como treinador, para continuarmos a ser uma equipa competitiva e continuarmos a lutar pelos títulos. Mas isso são reuniões normais que todos os clubes fazem com certeza. Têm dado importância a essa situação da saída de muitos jogadores, mas um clube não tem a ver só com isso, dou um exemplo, hoje na imprensa vêm a notícia dos 4 jogadores dos sub-19 que vão fazer a pré-época connosco, estes são outros aspetos importantes naquilo que é a dinâmica de um clube que tem sempre a exigência máxima de ganhar títulos. Temos de perceber aquilo que funcionou bem, o que não funcionou e, melhorar o que não funcionou. Só assim é que eu entendo o futebol e, com certeza que os outros também se reforçam e cada vez é mais difícil chegar ao fim em primeiro, no meio destas equipas todas ganha só uma.
As escolhas para o onze
Nós olhamos para a nossa equipa e, olhamos para aquilo que somos como equipa, para o que é a nossa dinâmica. Como abordar determinado jogo em função do que nós queremos para esse jogo, em termos estratégicos. Umas vezes passou com o Pepe a jogar outras com o Pepe no banco, umas com Manafá a jogar outras com o Manafá no banco, umas vezes com o Militão a jogar, lembro-me de outras, que foram menos, com ele no banco… Depende do momento de forma dos jogadores, daquilo que é o adversário que vamos defrontar, depende do que eu quero para o jogo. No jogo com o Nacional houve diferentes nuances porque jogou o Oliver, por exemplo. E eu, ao entrar nisto, já baixo um bocado o pano, e eu não quero. Ás vezes a entrada ou saída de um jogador pode mudar a nossa dinâmica de jogo. Não podemos passar a ideia de que um jogador entra e perdesse por esse jogador, isso é completamente errado. Isso é uma coincidência.
Casillas visitou o plantel
Falei com ele, primeiro do estado de saúde dele, da forma como a família aceitou, encarou e viveu esta situação com ele. Em termos profissionais não toquei em nada, acho que não era agradável porque ele sabe que ainda tem pela frente um processo longo, onde vai ser preciso ele ser aquilo que ele foi no futebol, perseverante, resiliente, um Homem que acredita, cheio de espírito positivo e de grande fé para passar este momento. Depois, a seu tempo veremos, se está em condições ou se vale a pena continuar, ou não, a jogar futebol e, que papel é que terá num futuro próximo na estrutura do FC Porto, mas o presidente saberá melhor do que eu a resposta a esta questão.
Ausência de comentários sobre arbitragem
Vocês sabem porque é que eu não falo de arbitragem não sabem? Ou não? Houve de certa forma afirmações minhas que deram a entender porque não falo de arbitragem… Eu assumi essa postura, num determinado momento, em função daquilo que se estava a passar nesse momento, e disse que não falava mais de arbitragem. Depois no final da época, depois da final da Taça de Portugal, falo só de arbitragem.”

Em


2 – O meu palpite para a equipa titular é:
Vaná; Manafá; Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Herrera e Óliver; Otávio, Corona e Marega

3 – Sobre o jogo:
A matemática diz-nos que o título é possível, mas a razão diz-nos que isso não é bem assim e que o título irá para outras bandas. Seja como for, o FC Porto entra em campo sempre para ganhar e amanhã não é exceção. Não se espera um jogo fácil, não só porque um clássico nunca o é, mas também porque o Sporting não deverá querer facilitar, mesmo sabendo que já nada altera a sua classificação. Mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; determinado; empenhado; motivado; ambicioso; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.
Força FC Porto!

Sem comentários: