sábado, 17 de abril de 2021

Antevisão da 27ª Jornada da Iliga

1 – Aqui está a antevisão de Sérgio Conceição da 27ª jornada da Iliga, frente ao Nacional.

 

““VAMOS FAZER DE TUDO PARA GANHAR ESTES OITO JOGOS, A COMEÇAR PELO PRÓXIMO”

Nacional-FC Porto, da ronda 27 da Liga, joga-se este domingo (17h30, Sport TV)

Antes da viagem para a Madeira, onde este domingo (17h30, Sport TV) se joga a 27.ª jornada do campeonato, Sérgio Conceição garantiu que a equipa vai “fazer de tudo para ganhar estes oito jogos, a começar pelo próximo”.

Apesar de o Nacional ser o último classificado, Sérgio Conceição, em conferência de imprensa, começou por alertar que é necessário cuidado ao encarar os madeirenses, porque estão num “estado emocional de lutarem pela vida deles”: "Centrámos a atenção nos últimos dois jogos, em que o Nacional foi treinado pelo Manuel Machado. Eles tiveram algumas dificuldades, o treinador, mesmo pelas substituições que fez ao intervalo nos dois jogos, por aquilo que foi a estrutura da equipa nos dois jogos, está à procura do equilíbrio, da melhor forma de ganhar pontos. Dentro dessas equipas que estão à procura de ganhar pontos para não descerem, há um estado emocional de lutarem pela vida deles. Houve coisas positivas também nos jogos deles para nos precavermos, e observámos isso para chegarmos lá e dizermos o que queremos: ganhá-lo e trazer para o continente os três pontos. Qualquer jogo no campeonato é complicado. Do último classificado até ao décimo, há sete pontos de diferença. A diferença não é muito grande, a partir do momento em que estamos a disputar jogos da primeira liga, as equipas são competentes e cada vez têm mais qualidade. A nossa liga é sempre difícil, ir jogar à Madeira é sempre uma deslocação difícil, mas depende do que nós, enquanto equipa, fizermos para termos menos dificuldades no jogo. A experiência e a forma de olhar para o futebol e ver o que é o histórico do Manuel Machado nas suas equipas é importante, e estamos atentos a isso também”.

O treinador azul e branco foi perentório em afirmar também que é necessário olhar para o próximo jogo e não perder o foco no que resta do campeonato: “Percebemos que, à medida que caminhámos para o fim, diminuem os jogos, em cada jogo a importância e o peso são grandes, mas não olhamos de forma longínqua, olhamos para o próximo jogo, focamo-nos em cada treino e em cada jogo para ganhar cada jogo. Olhar para a frente de forma longínqua não será a melhor forma para olhar para aquilo que resta”.

Em relação ao calendário, o mister afirmou que a equipa vai continuar a preparar esta reta final jogo a jogo, com a vontade e determinação de ganhar cada partida: “Já falei do calendário, da densidade de jogos que tivemos e que vamos ter, cada equipa adapta-se em função dos jogos que tem pela frente. O calendário é o que é, o objetivo é sermos muito competentes nos oito jogos, principalmente no próximo, é isso em que nos focamos. Não dependemos de nós, vamos fazer de tudo para ganhar esses oitos jogos, a começar pelo próximo. Eu não preparo a equipa e não defino um onze em função do calendário. Para mim, muito importante na preparação do jogo é aquilo que eles me dão, o estado momentâneo de forma e a estratégia para o jogo”. 

Falando concretamente de Taremi, e tocando no que foi a estratégia do jogo do Chelsea, Conceição referiu que escolhe sempre os melhores jogadores para jogar e que, quando mexeu na estratégia do jogo, a equipa ficou mais exposta: “Agora deve estar supermotivado, até pelo ambiente que se criou ao redor do Taremi, mas quando não marcava diziam para tirar o Taremi. Sou treinador e tenho de escolher os melhores jogadores para jogar, e, curiosamente, quando foi para o banco, marcou. Quando desvirtuei o que tinha sido a estratégia para o jogo, quando fiz o que o povo pede mais, foi quando sofremos mais, eles até tiveram uma oportunidade na cara do Marchesín”.

Relativamente à motivação do plantel em jogar apenas o campeonato, o técnico portista frisou que é uma das suas responsabilidades gerir a moral dos seus jogadores: “Parte do nosso trabalho é que eles não sintam uma pressão extra quando jogam a Champions e não relaxem em demasia para perceberem que o foco principal é o campeonato. É um trabalho a que damos relevância, porque é um momento importante para eles”.

Por fim, houve uma congratulação ao Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa pelos 39 anos à frente do FC Porto: “Quero terminar a dar os parabéns à Telma Monteiro pela medalha conquistada e ao Presidente, pelo 39.º aniversário da sua eleição, estes meus parabéns são extensíveis à equipa e a todos os adeptos, com certeza”.”

 

Em

www.fcporto.pt

 

 

2 – O meu palpite para a equipa titular é:

Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira e Fábio Vieira; Corona, Taremi/Toni Martinez e Marega.

 

3 – Sobre o jogo

Não se espera um jogo fácil, mas espera-se que os comandados de Sérgio Conceição transformem as dificuldades em facilidades. Para tal espera-se um FC Porto competente; concentrado; confiante; coeso; determinado; empenhado; rigoroso; ambicioso; motivado; sólido; solidário; unido; e eficaz tanto a defender como a atacar.

Força FC Porto!

 

 

Sem comentários: