segunda-feira, 26 de abril de 2021

Crónica e Análise: Moreirense 1 – FC Porto 1

1 – Crónica

 

Na noite desta segunda, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Moreirense, em jogo a contar para a 29ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se um empate a 1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Nanu, Pepe, Mbemba e Manafá; Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Taremi e Marega.

No primeiro tempo o FC Porto teve mais bola, no entanto, durante a primeira meia hora de jogo só conseguiu fazer dois remates, um por intermédio de Otávio e o outro por Taremi. Do outro lado do campo, Mbemba afastou o perigo, mas na sequência de um canto, ao minuto 37, o Moreirense colocou-se em vantagem. Antes do intervalo ficou uma grande penalidade por marcar a favor do FC Porto numa falta sobre Pepe.

Pouco tempo depois do início do segundo tempo, Taremi teve uma boa oportunidade para empatar, contudo atirou à figura do guarda-redes contrário. Sérgio Oliveira e Otávio também tentaram a sorte, mas sem sucesso, tal como viria a acontecer com Marega, por duas vezes em que a primeira o guarda-redes travou o remate e na sequência o maliano atirou ao poste. Mais tarde, do outro lado do campo, Uribe salvou os Dragões de sofrer mais um golo, depois de um mau atraso de Pepe para Marchesin. Do outro lado do campo, Francisco Conceição foi derrubado no interior da área, sem que fosse sancionada a falta. Depois, Fábio Vieira atirou à baliza contrária, mas viu a bola passar junto ao poste. Pouco depois, minuto 85, Toni Martinez foi derrubado no interior da área e Taremi, da marca dos 11 metros, fez o golo do empate. Já nos minutos de compensação, Toni Martinez colocou a bola no interior da baliza, no entanto o golo foi anulado por fora de jogo de 10 centímetros. Em seguida, Fábio Vieira cobrou um livre que o guarda-redes contrário travou e Uribe ficou perto, muito perto, do golo da vitória.

Com este resultado o FC Porto soma 67 pontos e fica a 6 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil e, de facto não o foi. O facto de Benfica e Sporting terem perdido pontos no terreno do Moreirense era um forte aviso à navegação portista. Os da casa montaram a sua estratégia com base numa muralha defensiva e em aproveitar para, sempre que possível, sair para o ataque. O FC Porto, como já vem sendo habitual, teve dificuldades para desmontar a estratégia defensiva adversária. O golo do Moreirense surgiu ainda no primeiro tempo e tal fez com que a pressão aumentasse ainda mais para o lado azul e branco. Os Dragões tiveram mais bola, mais ataques, dominaram o jogo, mas os remates acabavam por serem travados pela defesa, pelo guarda-redes ou por irem para fora do alvo. O FC Porto conseguiu marcar já perto do final, com tempo pela frente para colocar-se em vantagem mas tal não aconteceu. Destaco Taremi, pelo golo que permitiu o mal menor, sair de Moreira de Cónegos com 1 ponto. Esta época tem sido muito complicada, os jogos pesam muito nas pernas de alguns jogadores e esse peso é superior à vontade que tem em fazer mais. Mas apesar disso, sim, o FC Porto deveria ter encontrado mais facilmente o caminho para a baliza. Seria importante atirar, sem medos, de longe ou de perto, assim a probabilidade de marcar é maior. Mas também seria importante que os senhores do apito assinalassem as grandes penalidades que existem. Não consigo perceber o que raio está a fazer o árbitro que está, confortavelmente, no vídeo árbitro? Porque não alerta o seu colega de campo para a possibilidade de uma falta no interior da área? Não percebo, nunca vou perceber. E sendo que uma das grandes penalidades foi ainda no primeiro tempo, a história da segunda parte poderia ter sido diferente. Assim não senhores, assim não. E que dizer de um golo anulado por 10 centímetros? Não dá para perceber como raio não há uma margem de erro. Como é que temos a certeza que as linhas estão bem colocadas? Não se percebe.

Em suma, o FC Porto perdeu 2 pontos na luta pelo título. Ainda há 15 pontos em disputa e 6 pontos de desvantagem. É difícil? É, é muito difícil, mas não é impossível. Por isso vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: