quinta-feira, 22 de abril de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Vitória de Guimarães 0

1 – Crónica

 

Na noite desta quinta, o FC Porto recebeu o Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 28ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 1-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por Marchesin; Nanu, Pepe, Mbemba e Manafá; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Taremi e Marega.

No primeiro tempo o FC Porto teve mais bola, dominou, mas teve dificuldade em encontrar os caminhos para a baliza perante a organização defensiva do Vitória. Os vimaranenses, por seu lado, não desperdiçavam oportunidades para dar trabalho à defesa portista. Ao minuto 17, Taremi esteve perto de fazer um golo, mas a bola acabou por não ir para o lugar pretendido. Pouco tempo depois, minuto 21, novamente Taremi ficou perto de marcar, mas o guarda-redes contrário levou a melhor. Mais tarde, minuto 43, Marega atirou à baliza, mas à figura do guarda-redes.

O segundo tempo começou bem para os Dragões que, ao minuto 49, colocaram-se em vantagem no marcador, por intermédio de Marega. Minutos depois, minuto 56, Otávio tentou marcar, sem sucesso, tal como aconteceu com Marega ao minuto 68. Mais tarde, minuto 73, Marchesin teve de aplicar-se para evitar o empate. Ao minuto 86, Toni Martinez atirou por cima. Ao minuto 90, Luis Diaz rematou, mas o guarda-redes levou a melhor. Ao minuto 93, foi Francisco Conceição a tentar a sorte, mas a bola acertou na trave, por desviar no braço de um jogador do Vitória.

Com este resultado o FC Porto soma 66 pontos e está a 4 pontos da liderança do campeonato.

 

2 – Análise

 

O FC Porto entrou em campo sabendo que uma vitória encurtaria a distância para o primeiro lugar. Contudo, não se esperava que o jogo fosse fácil e, de facto não o foi. o Vitória procurou defender-se o melhor possível, sem tirar os olhos da baliza portista, deu, por isso, algum trabalho a defesa azul e branca. O FC Porto, por sua vez, teve dificuldades em encontrar os caminhos para a baliza e, quando os encontrava, a bola não chegava ao alvo. No segundo tempo a pressão dos Dragões aumentou e surgiu o golo. Destaco, por isso, Marega, por ter voltado aos golos. Não foi fácil, mas foi uma vitória importante. Não foi um jogo brilhante, mas há que ter a noção que a época já vai longa e, há muito tempo, que pesa nas pernas o esforço de jogar de 3 em 3 dias. Não meus caros, não é possível fazer jogos brilhantes com toda esta carga nas pernas e, sinceramente, custa-me ver adeptos criticar a equipa como se esta estivesse fresca como uma alface. O importante neste momento é somar 3 pontos a cada jogo, se o FC Porto o fizer, no final fazem-se as contas.

Em suma, esta foi uma vitória difícil, importante e justa, que coloca os Dragões mais perto do primeiro lugar, que está à distância de 4 pontos. Segunda há mais uma jornada do campeonato. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: