terça-feira, 13 de abril de 2021

Crónica e Análise: Chelsea 0 – FC Porto 1

1 – Crónica

 

No início de noite desta terça, o FC Porto defrontou o Chelsea, em casa emprestada, Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, em jogo a contar para a 2ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 0-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; Manafá, Pepe, Mbemba e Zaidu; Grujic, Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona e Marega.

A primeira parte foi pautada pelo equilíbrio, teve poucas oportunidades de golo de parte a parte. O FC Porto procurou ter bola e pressionar, o Chelsea esteve bem defensivamente. Houve apenas dois lances de maior perigo junto de ambas as balizas. Mbemba impediu um remate aos ingleses, que poderia dar golo. Mas do outro lado do campo, perante um erro defensivo, Corona não conseguiu dar a melhor direção ao remate.

Pouco mudou no segundo tempo.  Os Dragões tinham mais bola, mas faltava encontrar o caminho certo para a baliza. Já com Taremi em campo, o iraniano atirou à baliza, contudo o guarda-redes segurou sem problemas. Ao minuto 95, Taremi, com um grande golo, deu a vitória aos Dragões.

Apesar da vitória, o FC Porto foi eliminado da prova rainha do futebol Europeu.

 

2 – Análise

 

Orgulho, tenho muito orgulho nesta equipa! O FC Porto é uma das 8 melhores equipas da Europa, teve a audácia de se intrometer entre os tubarões com muito dinheiro, com planteis recheados de jogadores que valem milhões e os Dragões, com as suas “armas” e crença infinita  jogaram olhos nos olhos. Só podemos ter orgulho por isso. A missão de hoje era difícil, muito difícil, todos o sabíamos, mas também sabemos que no futebol não há impossíveis e que o FC Porto não tinha nada a perder. Os Dragões estiveram bem em jogo, pressionaram, jogaram, sem perder o foco defensivo, mas faltou discernimento no último passe, faltou acertar os cruzamentos ou concretizar um dos cantos. Talvez tenha, inconscientemente, pesado a desvantagem e a noção da dificuldade da tarefa que tinham pela frente. Faltou ao FC Porto sorte, a sorte que o Chelsea teve nesta eliminatória quando na primeira mão marcou aproveitando dois erros, ou quando errou na defesa e os jogadores portistas não conseguiram aproveitar. O golo de Taremi chegou tarde, talvez 10 minutos antes e a história poderia ter sido outra. O FC Porto caiu, mas caiu de pé. Sobra a frustração, porque sofremos tanto para passar a eliminatória anterior, para agora cair aos pés deste Chelsea que tem dinheiro, mas que não tem identidade e que em ambos os jogos se percebeu que este FC Porto não é inferior, nada inferior e que poderia ter escrito uma história diferente caso, lá está, tivesse tido a sorte que os ingleses tiveram nos dois jogos.

Em suma, o FC Porto despede-se da Liga dos Campeões de cabeça erguida. Agora foco total no campeonato e nessas 8 vitórias que os Dragões tem de somar. Vamos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: