sábado, 3 de abril de 2021

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Santa Clara 1

1 – Crónica

 

No início de noite deste sábado o FC Porto recebeu o Santa Clara, em jogo a contar para a 25ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-1.

Para este jogo Sérgio Oliveira apostou num onze composto por Marchesin; Nanu, Pepe, Diogo Leite e Manafá; Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Luis Diaz, Taremi e Marega.

O primeiro tempo não teve muitos lances dignos de registo, no que ao ataque portista diz respeito, visto que o Santa Clara, com uma boa organização defensiva, não o permitiu. Sérgio Oliveira, minuto 14, tentou a sorte, mas sem sucesso. Marega, minuto 25, tentou ativar o marcador, mas também sem sucesso.

No início do segundo tempo, minuto 49, Taremi foi derrubado no interior da área, grande penalidade assinalada que Sérgio Oliveira se encarregou de converter no primeiro golo do encontro. Contudo a vantagem portista não durou muito tempo. Ao minuto 56, foi assinalada grande penalidade a favor dos Açoreanos e daí surgiu a igualdade no marcador. Do outro lado do campo, minuto 59, Taremi ficou perto de colocar os Dragões novamente em vantagem, no entanto atirou ao lado. O FC Porto foi pressionando mais e Fábio Vieira, minuto 70, viu o seu remate ser desviado para canto. Já mesmo no final do jogo, Corona conduziu a bola até Toni Martinez e este colocou os Dragões em vantagem pouco antes do apito para o final do encontro.

Com este resultado o FC Porto soma 57 pontos e está, provisoriamente, a 7 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil e, de facto, não o foi. O Santa Clara é uma equipa interessante, que foi ao Dragão com o objetivo de jogar olhos nos olhos. E foi o que aconteceu. No primeiro tempo o FC Porto teve dificuldades em criar perigo, por culpa de um Santa Clara bem organizado defensivamente e que não quis perder oportunidades para dar trabalho à defesa portista, conquistando algumas faltas. O segundo tempo, também fruto das alterações promovidas pelo treinador, a equipa conseguiu desbloquear as ideias e conseguiu chegar com mais assertividade junto da área contrária. É certo que o ataque portista não foi avassalador, mas deu mais trabalho à defesa contrária. Diria que foi um jogo interessante, em que o FC Porto não foi brilhante e avassalador, porque o Santa Clara, sem ser uma equipa superdefensiva, soube posicionar-se de forma a defender-se sem perder a objetividade de jogar olhos nos olhos. Destaco Sérgio Oliveira, sempre o nosso Oliveira; e Toni Martinez pelos golos.

Em suma, foi um jogo difícil que o FC Porto venceu por não ter desistido. Segue-se a Liga dos Campeões. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: