segunda-feira, 16 de maio de 2022

Campe30s!

O FC Porto é campeão nacional! 

No sábado fez uma semana que se concretizou a conquista do 30º campeonato, em pleno estádio da Luz. Preferi deixar o campeonato chegar ao final para então escrever sobre esta conquista.


O 30º título da história do FC Porto foi conquistado de forma brilhante por Sérgio Conceição e a sua equipa! Não, nem sempre foi uma caminhada fácil, mas no último jogo da primeira volta, em casa do Estoril, fiquei com a certeza que este campeonato não nos ia fugir. Nesse jogo os Dragões foram para o intervalo a perder 2-0 e no segundo tempo deram a volta ao marcador. Equipa que nunca desiste é assim. Toda a segunda volta foi a confirmação de que, mais tarde ou mais cedo, a conquista do título ia concretizar-se. Sim, o Sporting manteve-se por perto, mas com o FC Porto a manter-se com uma vantagem confortável. 


É verdade que o mercado de janeiro deixou marcas com as saídas de Luis Diaz e de Sérgio Oliveira, estes dois muito mais que Corona que, na verdade, já não estava cá a cem porcento. Sim, temi que a equipa quebrasse e que, de certa forma, não fosse possível colmatar rapidamente, como era necessário que fosse, a saída de Diaz que, até então, estava a ser decisivo em muitos jogos. Mas Sérgio Conceição, mais uma vez, conseguiu arranjar soluções e a equipa junta, sempre junta, conseguiu suprir e superar as saídas. A união, de facto, faz a força. E a força desta equipa é o todo, é o sentido de pertença, o compromisso e a união.


Que dizer de uma conquista alcançada pela equipa que teve a melhor defesa 22 golos sofridos, o melhor ataque com 86 golos marcados, que somou 29 vitórias, 4 empates e 1 derrota  e que bateu o recorde de pontos alcançados na ILiga, 91 pontos? E mais, que neste campeonato bateu o recorde de jogos sem perder 58, percurso iniciado em outubro de 2020. O FC Porto foi uma equipa regular, consistente e, por isso, conseguiu alcançar o objetivo de ser campeão de forma justa e inequívoca. Só pode ser uma conquista alcançada com mérito, muito mérito.


Competência, rigor, ambição e paixão. Os quatro valores fundamentais do FC Porto de Pinto da Costa e que este FC Porto de Sérgio Conceição tão bem sabe por em campo jogo após jogo. 


Só posso agradecer ao mister, aos jogadores e ao Presidente por mais esta conquista! Tenho orgulho, muito orgulho em ser portista! Somos Porto! Todos juntos, equipa técnica, equipa, dirigentes e adeptos, somos muito mais fortes! E quando estamos juntos, é muito mais difícil nos deitar a baixo! 


Falta a Taça! Vamos Porto! 


 

Sem comentários: