terça-feira, 31 de maio de 2022

Sobre o Plantel 2021-2022 - Ataque

 O FC Porto foi o melhor ataque do campeonato e muitos dos golos foram da autoria de jogadores da linha avançada da equipa. 

Luis Diaz, saiu no mercado de inverno quando estava a ser um jogador muito influente, decisivo e determinante, porque não dizê-lo, estava a ser o melhor jogador da equipa. A sua saída foi um valente murro no estômago e é impossível não pensar o que teria sido se Diaz não tivesse saído a meio da época, sim, porque que Diaz ia sair não tinha dúvidas. Corona, o mexicano estava no Dragão, mas a sua cabeça não estava cá. Por isso, estava a ser cada vez menos importante na manobra da equipa. A sua saída foi melhor para o jogador e para a equipa. Fábio Vieira, teve minutos, foi determinante em muitos jogos com as suas assistências. Será importante que fique na próxima época, até porque ainda tem muito para evoluir e para ser cada vez mais influente. Pepê, chegou, adaptou-se relativamente rápido e, depois da saída de Diaz, assumiu um papel interessante na equipa. Ainda foi chamado a cobrir a lateral direita, perante a indispunibilidade de João Mário. Estou certa que Pepê na próxima época ainda vai ser mais determinante. Francisco Conceição, teve alguns minutos e foi decisivo naquele que, por certo, foi o jogo mais difícil do campeonato, com um golo bem perto do final (em casa do Estoril). Ainda tem muito por evoluir e, certamente, terá mais minutos na próxima época. Taremi, depois da saída de Diaz assumiu o papel de melhor marcador. O iraniano foi determinante e decisivo, muitas vezes a marcar, outras a dar a marcar e outras a trabalhar para  permitir que outros colegas concretizassem. Esperemos que Sérgio Conceição possa contar com o nosso iraniano na próxima época. Evanilson, já mais adaptado ao futebol português, assumiu um papel interessante na equipa, muitas vezes sendo decisivo com os seus golos. Será importante que fique por cá para continuar a evoluir. Toni Martinez, muitas vezes suplente, o espanhol sabe entender o seu papel de suplente, apoia os colegas a cem porcento e sempre que é chamado dá o máximo, contribuiu com golos importantes. Galeno, chegou no marcado de inverno para colmatar a saída de Diaz. Não tenho nada contra Galeno, mas espero que se ficar mostre mais. Fernando Andrade, fez a pré-época no FC Porto, mas acabou por ser emprestado a um clube no médio oriente. Contudo lesionou-se com gravidade no primeiro jogo que realizou e voltou para o Porto para recuperar. Em janeiro foi reintegrado no plantel portista, jogou alguns minutos na equipa B e, no último jogo do campeonato Sérgio Conceição deu-lhe oportunidade para entrar em campo e sagrar-se campeão. E Fernando correspondeu da melhor forma, com um golo. Não sei se vai ou não continuar no plantel. 

Foi com estes que o FC Porto foi à luta, foi com estes que o FC Porto conquistou a dobradinha. Por isso temos de agradecer a todos pelo esforço, pela dedicação, pela competência, pelo rigor, pela ambição e pela paixão. Temos de agradecer pelas conquistas e pelo futebol que nos proporcionaram ao longo da época. Vocês são Porto! Que na próxima época possam cá estar todos, ou quase todos, a representar as nossas cores por esses relvados de Portugal e além fronteiras.



 

Sem comentários: