sexta-feira, 27 de maio de 2022

Sobre o Plantel 2021-2022 - Defesa

  A defesa é o setor que é mais sensível, ainda assim, esta época foi melhor, no sentido em que foi a defesa menos batida do campeonato. 

Comecemos pelo centro da defesa. Mbemba foi o esteio desta defesa, foi o jogador com mais minutos e que manteve-se de pedra e cal sempre que havia algum problema físico com Pepe, assumindo-se como líder do setor. O problema é que Mbemba está em fim de contrato e, infelizmente, tudo indica que o seu futuro imediato não passa pelo Dragão. Gostava de ser surpreendida e que afinal, houvesse um acordo entre o clube e o jogador que possibilite a sua continuidade. Seja como for, só podemos agradecer a Mbemba o seu profissionalismo. Marcano, por força das lesões, não conseguiu contribuir com consistência. Ainda assim, acredito que seja um elemento importante no balneário. Pepe tem 39 anos, continua a ser preponderante e decisivo, com a garra que todos os jovens jogadores devem ter e uma vontade tremenda em ajudar a equipa. É o capitão e líder dentro e fora das quatro linhas. Contudo, como é óbvio (mesmo que não pareça) é necessário gerir o seu esforço. Fábio Cardoso, ademito que fui uma das portistas que olhei com desconfiança para esta contratação. Mas a verdade é que o Fábio sempre que foi chamado à equipa, sobretudo em momentos de lesões de Pepe, esteve bem, fiquei convencida. Tem tudo para continuar a evoluir e se afirmar na próxima época. E quanto a Rúben Semedo, logo se vê se irá continuar. Sim, ainda não estou convencida que Semedo seja uma boa opção para o FC Porto. 

Para a próxima época é óbvio que vai ser necessário reconstruir este setor, sobretudo no que diz respeito às opções no centro da defesa. Diogo Leite não sei se regressará de empréstimo e, seja como for, não sei se encaixa nesta equipa, com pena minha. De resto, vejo em Braga opções interessantes para o centro da defesa, contudo, não sei se será fácil negociar. 

Relativamente às laterais. A lateral direita, mesmo quando foi necessário Bruno Costa ou Pepê jogar lá por força de lesões de Manafá e João Mário, a posição esteve bem entregue. João Mário adaptou-se bem ao lugar, mesmo sabendo que não foi fácil para ele. Mérito para Sérgio Conceição que conseguiu encontrar em João Mário um lateral direito e mérito de João Mário que teve a humildade de recuar e trabalhar para adaptar-se a uma posição que não era a sua. Precisamos que João Mário fique no plantel na próxima época. Manafá teve a falta de sorte de se lesionar com gravidade. Até ao momento em que se lesionou, Manafá ajudou tanto à direita como à esquerda. Por falar em lateral esquerda, aqui temos um problema. Zaidu é um jogador interessante que, depois de uma primeira época, era esperado que conseguisse ser mais consistente. Mas nem sempre a consistência marcou presença. Zaidu  não é o pior lateral esquerdo do mundo, comete alguns erros a defender, algo que acredito, pode melhorar ainda. Marcou um golo importante na Luz, o golo do título e estou, estamos todos, muito gratos a Zaidu. Espero que fique e que consiga evoluir. Wendell, confesso que esperava mais, muito mais, tendo em conta que veio do campeonato alemão. Mas sinceramente Wendell é um jogador que não me transmite segurança. Espero que, se ficar, na próxima época prove que estou errada e que é um lateral muito melhor do que tem mostrado. 

Em suma, tendo em conta que se perspectivam muitas mudanças ao centro, o ideal seria que nas laterais houvesse estabilidade. 


 

Sem comentários: