sábado, 14 de maio de 2022

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Estoril 0

1 – Crónica

 

No final de tarde deste sábado, o FC Porto recebeu o Estoril, em jogo a contar para a 34ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 2-0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Cláudio Ramos; João Mário, Pepe, Mbemba e Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio, Pepê, Taremi e Evanilson.

No primeiro tempo o FC Porto tentou desmontar a estratégia defensiva do Estoril, mas sem sucesso. Faltou um pouco mais de engenho e arte.

Pouco depois do início do segundo tempo, minuto 48, Zaidu cruzou e um jogador Estorilista colocou a bola no interior da baliza, na tentativa de a afastar de Evanilson, que de qualquer forma chegaria à bola. Minutos depois, Taremi rematou, mas a bola foi ao ângulo. Depois foi Francisco Conceição a tentar, mas viu o guarda-redes contrário negar-lhe os festejos. Tal como sucedeu a Fábio Vieira. Do outro lado do campo, Cláudio Ramos brilhou ao evitar o empate. E ao minuto 88, Fernando Andrade, que tinha entrado poucos minutos antes, aumentou a vantagem portista no marcador.

Com este resultado o FC Porto soma 91 pontos, um recorde de pontos na Iliga. E termina o campeonato com mais 6 pontos que Sporting.

 

2 - Análise

 

Porto! Porto! Porto! O campeão voltou! Campeões! Nós somos campeões! Nós somos campeões!

Não, não foi por ser dia de festa que a equipa desligou, ganhar faz parte do ADN e tem de ser sempre assim. Não foi um jogo fácil, mas o FC Porto acabou por conseguir os 3 pontos. Destaco toda a equipa, mas tenho de destacar Fernando Andrade. Numa época difícil, por causa de uma lesão grave, teve oportunidade de entrar, sagrar-se oficialmente campeão e marcar.

Em suma, foi um jogo da consagração, com direito a vitória. O campeonato fecha-se aqui. Mas a época não, falta ainda a Taça de Portugal. Vamos Porto!

 

PS. A festa no relvado do Dragão foi incrível! Foi bonito a Liga ter convocado o Helton para entregar a Taça a Pepe. Que dizer do percurso da equipa até à avenida? E a festa nos Aliados foi fantástica! Somos Porto!

 

 

 

 

Sem comentários: