domingo, 22 de maio de 2022

Crónica e Análise: FC Porto 3 – Tondela 1

1 – Crónica

 

Na tarde deste domingo, o FC Porto defrontou o Tondela no Jamor, em jogo a contar para a final da Taça de Portugal. No final do encontro verificou-se a vitória dos Dragões por 3-1.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Marchesin; João Mário, Pepe, Mbemba e Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio, Pepê, Taremi e Evanilson.

O primeiro tempo foi dominado pelo FC Porto, que empurrou o Tondela para trás e não permitiu que os Beirões criassem perigo. A pesar disto, os Dragões não tiveram muitas oportunidades de golo. Mas numa das tentativas dos azuis e brancos de criar perigo, ao minuto 22, foi assinalada grande penalidade que Taremi se encarregou de converter no primeiro golo do encontro. Já à beirinha do intervalo, Evanilson falhou por pouco o segundo golo dos Dragões.

No segundo tempo, Pepê não conseguiu concretizar no frente a frente com o guarda-redes adversário. Mas o segundo golo dos Dragões não demoraria. Ao minuto 52, Vitinha aumentou a vantagem portista. Minutos depois, nova grande penalidade assinalada, mas desta feita, Taremi não conseguiu concretizar o castigo máximo. Do outro lado do campo, minuto 73, na primeira oportunidade de que o Tondela dispôs, reduziu a desvantagem. Mas a resposta do FC Porto não demorou, já que ao minuto 74, Taremi fez o terceiro golo, o seu segundo golo do jogo. Até ao final o resultado não voltou a sofrer alterações.

Com esta vitória o FC Porto somou a sua 18ª Taça de Portugal da história, a 9ª dobradinha, a 2ª de Sérgio Conceição.

 

2 – Análise

 

Campeonato + Taça = dobradinha! É nossa, a Taça é nossa! Depois do Campeonato, a cereja no topo do bolo, a Taça !

O FC Porto entrou em campo com o rótulo de favorito (o que até podia ter o efeito contrário, visto que, na minha perspetiva, numa final não há favoritos), Mas o FC Porto tratou de mostrar dentro das quatro linhas, porque era favorito. Mais posse de bola, mais tentativa de chegar lá à frente e um Tondela retraído, a defender-se como podia. O FC Porto foi em vantagem por 1 golo para o intervalo, de forma justa, mas a vantagem até podia ser maior. No segundo tempo veio mais um golo dos Dragões e a resposta dos de Tondela, que não demorou muito até que os azuis e brancos voltassem a aumentar a vantagem. Deste jogo destaco Taremi e Vitinha pelos golos e toda a equipa pelo jogo competente.

Em suma, o FC Porto venceu a Taça de forma justa e inequívoca. Agora vem aí as férias para carregar baterias para mais uma época que, todos desejamos e esperamos, seja de sucesso e conquistas! Vamos Porto!

 

PS1. Mister, equipa, obrigada por mais esta conquista! Somos Porto!

 

PS2. E agora que vamos fazer sem jogos do FC Porto?

 

 

 

Sem comentários: