terça-feira, 14 de março de 2023

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Inter de Milão 0

1 – Crónica

 

No início de noite desta terça, o FC Porto recebeu o Inter de Milão, em jogo a contar para a 2ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Pepê, Fábio Cardoso, Marcano e Zaidu; Uribe, Grujic, Eustáquio, Galeno, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou determinado a procurar o golo e, ao minuto 2, o guarda-redes contrário desviou um remate de Uribe. Seguiram-se minutos pautados por todo um jogo de paciência e de circulação de bola à procura de desmontar a estratégia italiana. Até que Eustáquio conseguiu rematar à baliza, mas o guarda-redes do Inter segurou a bola. E depois foi Taremi a não dar a melhor sequência a uma boa jogada no ataque azul e branco. Minutos depois, Evanilson não conseguiu encaminhar a bola para a baliza adversária. Já perto do intervalo, o Inter aproximou-se com perigo da baliza à guarda de Diogo Costa. Na resposta, um desvio de Eustáquio ficou muito perto do golo.

No início do segundo tempo, o Inter entrou com vontade de mudar o rumo do jogo, e deu trabalho à defesa portista. Antes, Uribe voltou a atirar de longe, mas sem sucesso. Depois Sérgio Conceição procurou refrescar a equipa e os Dragões voltaram a comandar as operações, empurrando o Inter para trás. Mais jogo de paciência e cada vez menos tempo para jogar. Grujic atirou a baliza contrária, mas o remate encontrou o guarda-redes contrário. Depois foi Galeno a tentar a sorte, mas o guarda-redes voltou a levar a melhor. Chegou a compensação e a bola teimou em não entrar. Primeiro Toni Martínez tentou a sorte. Depois Marcano viu um adversário tirar a bola sobre a linha. Depois Taremi acertou no poste e Grujic viu a barra negar-lhe um golo.

Com este resultado o FC Porto fica fora da Liga dos Campeões.

 

2 – Análise

 

Tanto esforço para passar uma fase de grupos difícil, que começou mal e que o FC Porto, contra todas as expetativas, conseguiu passar à fase seguinte da prova, para cair desta forma nos oitavos de final perante o Inter. É, muitas vezes o futebol é muito injusto. O FC Porto perdeu na primeira mão, um resultado injusto, porque o Inter não foi superior. Os Dragões entraram em campo sabendo que tinham 90 minutos para dar a volta ao resultado. Não se esperavam facilidades e, de facto não as ouve. O Inter defendeu ao máximo e o FC Porto tentou, por todos os meios, encontrar forma de furar a muralha defensiva, mas não o conseguiu. Por vezes faltou calma e discernimento para decidir melhor os lances; por vezes faltou paciência para encontrar a melhor solução; por vezes o querer sobrepôs-se à razão; e sim, também faltou sorte, porque a sorte faz parte do futebol, faltou a sorte quando a bola é afastada praticamente sobre a linha de baliza,, faltou a sorte quando a bola foi ao poste e depois à barra. O Inter não foi superior na primeira mão e neste jogo continuou a não ser superior. Hoje estou triste, mas também estou orgulhosa por saber e sentir que o meu FC Porto nunca desiste, mesmo quando as dificuldades multiplicam-se. Eu sei que as lesões não servem de escudo ou de desculpa para justificar insucessos ou exibições menos conseguidas, mas a verdade é que as muitas lesões dificultam muito as opções e a estratégia.

Em suma, um resultado injusto. Não há tempo para lamúrias, porque no próximo fim-de-semana há uma deslocação muito difícil e é importante focar rapidamente nesse jogo. Vamos Porto!

 

 

 

Sem comentários: