domingo, 19 de março de 2023

Crónica e Análise: Sporting de Braga 0 – FC Porto 0

1 – Crónica

 

No final de tarde deste domingo, o FC Porto deslocou-se ao terreno do Sporting de Braga, em jogo a contar para a 25ª jornada da Iliga. No final do encontro verificou-se um empate a 0.

Para este jogo Sérgio Conceição apostou num onze composto por: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell; Uribe, Grujic, Otávio, Pepê, Taremi e Evanilson.

O FC Porto entrou bem em jogo, pressionante e determinado. Ao minuto 11, Taremi dispôs da primeira oportunidade de golo, mas não conseguiu concretizar. Depois o Sporting de Braga procurou contrariar a tendência inicial de jogo e respondeu, obrigando Diogo Costa, por duas vezes, a dizer presente para evitar males maiores. Até ao intervalo, há a registar poucas oportunidades de golo para ambas as equipas. Sérgio Conceição, ainda no primeiro tempo, optou por promover duas alterações no xadrez azul e branco, retirou de campo Rodrigo Conceição e Grujic, fazendo entrar Eustáquio e Galeno.

No início da segunda parte, o treinador portista decidiu fazer mais uma troca, retirou Wendell e fez entrar Zaidu. Os Dragões voltaram a entrar melhor no segundo tempo e, ao minuto 49, pertenceu aos Portistas e a Galeno a primeira oportunidade de golo do segundo tempo, que o guarda-redes Bracarense negou. Mais tarde, minuto 85, foi Evanilson a tentar marcar, mas o guarda-redes voltou a levar a melhor. Até ao final o FC Porto não tirou os olhos da baliza adversária e, por isso, acabou por deixar algum espaço na defesa o que, no último lance do jogo, poderia ter resultado em golo para o Sporting de Braga, mas Marcano não o permitiu.

Com este resultado o FC Porto soma 58 pontos, está a 10 pontos da liderança.

 

2 – Análise

 

Não se esperava um jogo fácil, porque o Sporting de Braga é uma equipa que luta pelos primeiros lugares da tabela e porque tem sido um adversário que dá luta. E, de facto, não foi fácil. Diria que foi um bom jogo, com duas equipas a procurarem alcançar os seus objetivos. O FC Porto não conseguiu por em campo, na totalidade, a sua estratégia de jogo, porque o Sporting de Braga não o permitiu, mas também os Bracarenses não conseguiram mais, porque os Portistas não permitiram. Obviamente que nesta fase da época e perante a classificação, tudo o que seja não somar os 3 pontos não é um bom resultado. Está difícil a luta pelo título? Sim, cada vez mais, mas nesta casa ninguém deita a toalha ao chão enquanto a matemática permitir. Era o que mais faltava desistir agora. O que há a fazer? Lutar, jogo a jogo, pela vitória e esperar. É o que o FC Porto pode fazer neste momento.

Em suma, um jogo difícil, muito intenso, que terminou com um empate a 0. Vem aí uma pausa para jogos das seleções e depois, depois a luta continua até onde for possível lutar. Vamos Porto!

 

 

Sem comentários: