sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Balanço de 2011

Para os portistas, no que ao futebol diz respeito, 2011 foi um ano sem dúvida inesquecível, foi a coroação do sucesso que havia começado em 2010, foi o ano das conquistas numa época de sonho. Aliais, 2011 também foi o ano em que os portistas viram o clube sagrar-se campeão em todas as modalidades, foi um ano de campeões. Mas 2011 também foi o ano de mudanças inesperadas que deixaram os adeptos portistas de nervos à flor da pele.

Em Janeiro os dragões despediram-se da Taça da Liga, competição pouco valorizada pelo clube.

Em Abril, em pleno estádio da Luz, sem luz, ao vencer o rival por 1-2, o FC Porto sagrou-se campeão num campeonato que havia de terminar sem qualquer derrota.

Ainda em Abril, o FC Porto voltou ao estádio da Luz, desta vez em jogo a contar para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Na primeira mão das meias-finais os portistas tinham sido derrotados em Fevereiro em casa e os benfiquistas estavam convictos que o jogo seria apenas para cumprir calendário. Mas os dragões viraram a eliminatória a seu favor, vencendo por 1-3 e eliminaram o rival. Em Maio, na final no Jamor, o FC Porto, frente ao Vitória de Guimarães realizou uma exibição incontestável, vencendo por 6-3 e levou a taça para o Dragão.

Pela terceira vez no século XXI, os dragões marcaram presença numa final europeia, desta vez frente a outra equipa portuguesa, o Sporting de Braga. Em Dublin o FC Porto venceu por 1-0 e sagrou-se vencedor da Liga Europa.

Quando todos já sonhavam com a continuação do sonho, eis que o comandante saltou do barco. Villas-Boas, a uma semana de iniciar a pré-época mudou-se para Londres deixando os portistas com os nervos à flor da pele. Perante este cenário, o presidente Pinto da Costa entregou o leme do navio a Vítor Pereira, que assim passou de adjunto a treinador principal.

A época 2011-2012 iniciou-se com uma conquista, os dragões venceram a Supertaça Portuguesa ao derrotar o Vitória de Guimarães por 2-1.

Em Agosto, no Mónaco, FC Porto e Barcelona defrontaram-se na final da Supertaça Europeia, mas os dragões não conseguiram fazer frente ao poderoso futebol dos catalães e saíram derrotados por 2-0.

Como as coisas não estão a ser perfeitas como na época passada e como a exigência dos adeptos portistas é imensa, já houve contestação a Vítor Pereira, em parte porque o FC Porto já está fora da Taça de Portugal e da Liga dos Campeões. Mas há mais provas onde os dragões estão presentes. No campeonato nacional o FC Porto permanece, sem derrotas, no primeiro lugar; na Taça da Liga está na fase de grupos; na Liga Europa ditou o sorteio que em Fevereiro os dragões irão ter um duelo com uma equipa inglesa.

O ano terminou com o presidente Pinto da Costa a receber o prémio carreira no Dubai, prémeo atribuído na segunda edição dos Globe Soccer Awards. O FC Porto estava nomeado na categoria de Melhor Clube do Ano para Transferências de Mercado e Resultados Desportivos,, mas o Barça arrecadou esse título.

2011 foi um ano de sonho para os portistas, um ano inesquecível.

Descrição da época Futebolística:

http://portistaacemporcento.blogspot.com/2011/05/epoca-de-sonho.html

Vídeos da época:

Golos em jogos marcantes:

http://www.youtube.com/watch?v=7aieiWy9ktcfeature=related

e

http://www.youtube.com/watch?v=DqTmvRzDKZgfeature=related

Conquista do campeonato na Luz sem luz:

http://www.youtube.com/watch?v=ZzkKM6wVr4w&feature=player_embedded

Meias finais da Taça de Portugal:

http://www.youtube.com/watch?v=7oU5xAk-V2Q

Final da Taça de Portugal:

http://www.youtube.com/watch?v=F1pPB_XKVZs

Final da Liga Europa:

http://www.youtube.com/watch?v=1X7gvnP2-gk

Festejos da conquista da Liga Europa na Avenida dos Aleados:

http://www.youtube.com/watch?v=NnCHYIgoYRE&feature=related

2012 não se adivinha um ano fácil, pois a crise obriga a poupanças e sacrifícios. Ainda assim, desejo a todos um bom ano, com saúde, amor, paz, alegria e força de vontade para lutar contra a crise, porque o que não nos derruba torna-nos mais fortes.

FELIZ ANO NOVO!

Sem comentários: