sábado, 10 de dezembro de 2011

Crónica e Análise: Beira-Mar 1 – FC Porto 2

1 – Crónica

FC Porto Somou Mais uma Vitória

No final de tarde início de noite deste Sábado, Beira-Mar e FC Porto defrontaram-se no Estádio municipal de Aveiro, em partida a contar para a 11ª jornada da liga. No final do jogo verificou-se a vitória dos dragões por 1-2.

O FC Porto regressou ao campeonato nacional, depois da jornada europeia menos feliz, com a missão de somar três pontos para permanecer na liderança da Liga. Com esse objectivo em mente, Vítor Pereira apenas fez uma alteração no onze inicial, fê-la devido à lesão do belga Defour, que foi substituído pelo argentino Belluschi.

Vamos à história do jogo. Que foi morno, com uma primeira parte dividida – até no número de golos – mas não no número de oportunidades, aí os dragões tiveram vantagem. Foram os aveirenses que inauguraram o marcador, ao minuto 33, mas o colombiano James tratou de empatar a partida ainda antes do intervalo, minuto 40. No segundo tempo, os dragões aumentaram a pressão e ao minuto 58 Hulk completou a cambalhota no marcador. Ainda houve tempo para Iturbe estriar-se no campeonato. Destaque ainda para a oportunidade flagrante que o Beira-Mar teve para chegar ao empate, mesmo no minuto final da partida.

Com esta vitória o FC Porto soma 30 pontos e mantêm a liderança.

2 – Análise

Depois do afastamento da Liga dos Campeões, era importante vencer este jogo, não só em termos de motivação da equipa, mas também e sobretudo, para manter a liderança no campeonato. O objectivo foi cumprido ainda que, na minha opinião, tenha sido curta a vantagem. A exibição de hoje não foi como a da passada Terça, mas não posso dizer que não gostei do jogo de hoje. Não estava à espera de um jogo fácil, como não foi, mas o FC Porto soube, com calma, dar a volta à situação. E, como já disse, até parece-me que a vantagem foi curta. Os dragões criaram situações de perigo suficientes para, na minha opinião, mais um ou dois golos. Mas também é verdade que tiveram sorte, porque no último minuto podia ter caído um grande balde de água fria. Acredito que a equipa ainda é capaz de fazer mais e melhor. Destaque ainda para a estreia de Iturbe, vamos lá ver se é desta que o argentino começa a brilhar no campeonato. Ah! E já lá vão 51 jogos!

PS. Fantástico o apoio dos adeptos portistas que foram a Aveiro.

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Entrando com a equipa e com o sistema que tão boa conta do recado tinha dado frente aos russos do Zenit, a única excepção foi a entrada de Belluschi para o lugar do lesionado Defour, o F.C.Porto, tirando os primeiros 10 minutos em que o jogo esteve equilibrado e os amarelos de Aveiro atrevidos, tomou conta da partida, dominou totalmente, pressionou, circulou bem, encostou o autocarro à parede e quando se esperava o golo do Campeão, que Rui Rego foi evitando, num lance de bola parada e numa falha de marcação de Rolando, adiantado e Maicon, atrasado, o Beira-Mar adiantou-se no marcador, contra a corrente do jogo. Reagiu bem o conjunto de Vítor Pereira, continuou a procurar as melhores soluções e empatou, com um belo golo de James, após uma magnífica assistência, de cabeça e à ponta-de-lança de Hulk. O intervalo chegou pouco tempo depois, com um resultado que se aceita, embora um pouco lisonjeiro para a equipa de Rui Bento.

O início da etapa complementar foi mais do mesmo. Com Fernando e Moutinho lado a lado, Belluschi mais subido, James mais vagabundo e tirando partido da profundidade dada por Alvaro na esquerda, o F.C.Porto foi armando a teia, aparecendo sempre com perigo, até que Hulk, muito bem a aparecer no espaço vazio e dar seguimento a uma boa abertura de Palito, adiantou o Campeão no marcador, justamente, consumando a reviravolta. O mais difícil estava conseguido. Depois a equipa portista continuou a jogar bem, a dominar, a criar, mas não foi capaz de matar o jogo e no fim, podia deitar tudo a perder e deixar 2 pontos em Aveiro, o que seria uma grande injustiça.

Resumindo:
era fundamental ganhar, ganhamos e vamos em 51 jogos sem perder para o campeonato, Liga Zon Sagres. Manteremos, a não ser que aconteça uma anormalidade na Madeira, a liderança. Estamos a subir, há mais qualidade, confiança , embora algumas desconcentrações, como a que deu o golo e podia, no fim, ter dado outro, têm de acabar. Só falta um jogo, frente ao Marítimo, até à pausa natalícia. É um jogo que temos de ganhar. Depois, com calma, sem ondas, trataremos de fazer os ajustamentos que forem necessários para que o principal objectivo da época, o campeonato, seja conseguido.

Notas finais:
Xistra: errou em vários lances e se no lance da mão ou melhor, das mãos de Hugo lhe dou o benefício da dúvida, já num lance aos 56? na área do Beira-Mar, derrube a Hulk foi penalty. Também o amarelo ao Incrível nasce de uma reclamação por Xistra não ter assinalado uma falta clara. Um jogador não deve reclamar, mas que diabo, aquela falta foi tão nítida...

Impressionante! Na dúvida, os comentadores da SporTv eram sempre contra o F.C.Porto...

Iturbe estreou-se no campeonato. Foi pouquinho, mas deve saudar-se a estreia de um jovem em quem depositamos grandes esperanças.

Bjs

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem o FC Porto alcançou uma vitória justíssima diante de um Beira-Mar que se limitou a defender e a tentar aproveitar o nosso erro, ou a aselhice do nosso elo mais fraco: Maicon.
Os aveirenses quase conseguiam levar de vencida os seus intentos, pois Maicon com dois erros inacreditáveis poderia ter deitado tudo a perder.

De resto foi uma avalanche ofensiva da nossa parte, com muitos remates, que só não permitiram outro resultado por inépcia na finalização. Urge contratar o tal número 9 de qualidade.

O albicastrense Xistra mais uma vez fez uma péssima arbitragem, com erros que nos prejudicaram.

O apoio dos nossos adeptos foi fantástico.
Este Porto ainda vence sem convencer, coloca o coração nas mãos dos adeptos até final, aconteceu ontem e diante do Braga.
Espero sinceramente que em Janeiro este cenário se altere. Até lá é importante continuar vencer.

Abraço

Paulo

Rui Morais disse...

Olá Srª Ana

Falta Portistas como você ao Porto , tão sóbria e equilibrada no apoio ao Porto , não fazendo da crítica fácil uma bandeira para mostrar a insegurança que muitos Portistas vivem constantemente. Você mantém-se segura , firme , mas sobretudo sóbria e equilibrada no apoio ao Porto.
Parabéns por isso. Sigo bastante os seus comentários no Dragão até à Morte , e vejo bem a Portista que você é , mas parece um oásis no meio de tanto deserto .

FORÇA PORTO

Ana Andrade disse...

Boa tarde,
Caro Rui Morais,
Muito obrigada. Apenas faço aquilo que acho que deve ser feito ou dito, tento ser o mais equilibrada possível nas minhas análises e sobretudo tento sempre encontrar um lado bom nas coisas, porque há sempre um lado positivo, é preciso é saber encontrá-lo.

Cumprimentos

Ana Andrade

Kostadinov o Flecha disse...

Excelente;
Todos juntos somos poucos para transformar um país verde e vermelho, num país azul e branco.

O FC Porto é mais que um clube de futebol. É uma maneira de encarar e viver a vida, na busca da vitória e da satisfação de todos, mas com respeito pelos adversários, e pelas regras.

Ana; Gostaria de trocar os meus links com os teus. Concordas?
http://portodragoinfire.blogspot.com/
http://portobolaazul.blogspot.com/
Abraço

Ana Andrade disse...

Boa tarde,
Caro Kostadinov,
Antes de mais, seja bem-vindo ao meu blog.
Já sigo um dos seus blogs, logo já está no meu perfil, se bem que não sei porque razão mas não aparece sempre. O outro, não está mas já vai estar.

Cumprimentos

Ana Andrade