terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 0 – Zenit 0

1 – Crónica

Só Faltou Um Golo, Campeão

Esta noite o FC Porto recebeu no Estádio do Dragão o Zenit, em jogo a contar para a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final do encontro verificou-se um empate a 0.

Os dragões entraram em campo sabendo que o resultado que mais importava era a vitória, era o único resultado que daria ao campeão nacional a passagem à próxima fase da prova. Aliais, pela conjugação de resultados verificados esta noite o primeiro lugar seria possível caso a vitória tivesse aparecido. O campeão nacional esteve durante o jogo todo próximo de marcar, principalmente na segunda parte. Djalma, Hulk, João Moutinho foram alguns exemplos de jogadores que estiveram pertíssimo de fazer as bancadas saltar de alegria. Além da tremenda ineficácia dos dragões, o guarda-redes do Zenit esteve em bom plano e, por várias vezes impediu os festejos portistas. E por isso a bola não entrou.

O maior caudal ofensivo dos dragões, a crença, a luta e o espírito de união não foram suficientes para fazer um golo e carimbar o passaporte para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Assim, a Liga Europa é o próximo destino do FC Porto

2 – Análise

Tristeza, frustração, sentimento de impotência… é o que sinto neste preciso momento. Não estava a espera de um jogo fácil, era óbvio que o Zenit não ia facilitar, porque também para os Russos o jogo era decisivo. Era só preciso um golo, só um golo tinha mudado tudo e até o primeiro lugar teria sido possível. O golo não apareceu e assim sendo o FC Porto caiu para a Liga Europa. Foi injusto por tudo o que se passou esta noite em campo, mas a verdade é que não foi só este o jogo que decidiu tudo, os dois jogos com o Apoel tiveram uma cota parte bem grande. Mas o que importa agora é falar deste jogo, do jogo de hoje. Na minha opinião o FC Porto esteve muito bem, a equipa teve garra, querer, espírito de luta e espírito de união mas não teve sorte, eficácia e sem golos nada feito. Sofri durante o jogo todo e sofri mais ainda quando percebi que a bola não ia entrar na baliza adversária. Agora é levantar a cabeça e seguir para a Liga Europa. É certo que não é a mesma coisa que a Liga dos Campeões, mas é melhor que sair das provas europeias de mãos a abanar. Há sempre um lado positivo, e eu gosto de o procurar. Afinal de contas na época passada o Braga caiu da Liga dos Campeões para a Liga Europa e chegou à final, não foi? Será que o FC Porto vai ter essa sorte? Repito, há sempre um lado positivo, e eu gosto de o procurar.

PS. Grande, grande ambiente nas bancadas do Dragão esta noite!

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem tivemos atitude, garra e lutamos pela vitória, por isso os atletas estão de parabéns.

Todavia, mais uma vez ficou evidente a falta de um goleador, que materializasse o jogo ofensivo.

Está a nu o grande erro da SAD, que além de ter perdido desportivamente Falcao, também se sabe pelo relatório e contas, que fez um péssimo encaixe financeiro, encaixe este que não permitiu contratar um goleador à altura dos pergaminhos do clube.

Taça de Portugal e Champions já se foram, com maior perda nesta última. Teremos necessariamente de vender jogadores para equilibrar o orçamento vindouro e tapar buracos deste.

Abraço

Paulo

dragao vila pouca disse...

Entrando com a atitude correcta, a que se juntou uma qualidade de jogo que ainda não tinhamos visto, a este nível de exigência, o F.C.Porto fez a sua melhor exibição da época e só não conseguiu o triunfo porque não foi eficaz e, não posso deixar de o dizer, porque Hulk, quando precisavamos dele em grande, teve uma noite apagada, longe do que pode e sabe fazer.
No mais, pressionamos, dominamos, atacamos e banalizamos uma boa equipa. Para além disso, criamos e desperdiçamos, várias oportunidades, que nos dariam uma vitória, que pelo que jogamos, era mais que justa. O que se pode dizer mais?
Era preciso atitude, tivemos atitude; era preciso dar tudo, deixar a pele em campo, demos e deixamos; era preciso jogar bem, jogamos; tinhamos de ser organizados e concentrados, fomos; tinhamos de ser criativos e diversificar, para desmontar o autocarro russo, fomos e diversificamos; quando tinhamos de arriscar tudo, arriscamos; enfim, faltou, como disse, eficácia e porque não dizê-lo, uma pontinha de sorte, que hoje não protegeu os audazes.

Quando se joga tão bem e a equipa funciona em conjunto, não apetece destacar ninguém, mas houve gente que jogou muito: Moutinho, Fernando, Rolando, Otamendi, Alvaro, James, Djalma e um Super-Maicon, a jogar a um nível que surpreendeu até os seus mais acérrimos críticos - Helton não teve que fazer; Defour esteve abaixo do que fez nos dois últimos jogos; Kléber cumpriu; Varela também; Belluschi entrou quase no fim; e de Hulk já disse tudo.
Nada a dizer de Vítor Pereira. Preparou bem o jogo, fez o que tinha a fazer. Quando é assim...

Estamos fora da Champions e naturalmente, estamos tristes e desiludidos, desanimados. Mas se é verdade que pelo que fizemos hoje merecíamos continuar, também é verdade que o que hoje sobrou no Dragão, faltou em outros jogos. Mas não vale a pena olhar para trás. O que não tem remédio, remediado está. Agora é levantar a cabeça, olhar em frente e abordar os próximos jogos da mesma maneira. Hoje fomos Porto e por isso a equipa saiu do campo aplaudida por um público que é exigente, mas justo e generoso. Amanhã temos de manter a mesma atitude, a mesma determinação e encarar os jogos da mesma forma. Os próximos adversários, Beira-Mar e Marítimo, os dois jogos que faltam antes da pausa natalícia, têm de ser vistos, tratados e trabalhados da mesma maneira que foi o Zenit. Se for assim, será mais fácil ultrapassar a tristeza e rapidamente entraremos no rumo certo. O rumo que nos levará a conseguir triunfos importantes: campeonato e Liga Europa, novamente. Porque não?

Nota-final:
O rafeiro vira-latas teve o tratamento que mereceu e só sobressaiu no final do jogo e em mais uma cachorrada.

Bjs Ana