quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Da Liga dos Campeões Para a Liga Europa

Ainda estou triste, gostava, como a maior parte dos portistas, que o FC Porto tivesse seguido em frente na principal prova europeia, mas não foi possível. Não se acaba a primavera por morrer uma andorinha, isto equivale a dizer que não deixo de apoiar incondicionalmente o meu clube por causa de uma coisa destas. Sou portista sempre.

O objectivo do FC Porto nesta edição da Liga dos Campeões era passar a fase de grupos e chegar o mais longe possível. Claro que o sonho era chegar a final, mas há sonhos que não passam disso mesmo, sonhos. A Liga dos Campeões exige muito mais do que a Liga Europa, e, como em tudo na vida, é preciso ter sorte.

Ora, o jogo de ontem foi o paradigma disso mesmo. O FC Porto jogou, os jogadores fizeram o possível e o impossível para chegar ao golo, o treinador arriscou, mas o golo não apareceu. Parecia simples, mas não foi. Como já disse ontem, não foi só este o jogo que decidiu tudo, os dois jogos com o Apoel tiveram uma cota parte bem grande. O FC Porto fez maus jogos e perdeu pontos quando não era suposto perder, também é verdade que faltou a sorte, aquela que costuma proteger os audazes e que ontem não protegeu.

O FC Porto caiu para a prova que no passado mês de Maio conquistou. Se é verdade que, desportivamente e financeiramente, a Liga Europa não é a mesma coisa que a Liga dos Campeões, também é verdade que é melhor do que sair das provas europeias de mãos a abanar.

Na minha opinião este não é o momento de exigir que o FC Porto volte a conquistar a segunda liga europeia – ainda que possa ser considerado por alguns um candidato à final - o que temos de exigir é que façam o melhor possível na prova.

Agora é hora de lamber as lágrimas, sarar as feridas, levantar a cabeça e seguir em frente, porque segue-se o campeonato nacional, o principal objectivo do FC Porto.

Sem comentários: