sábado, 17 de dezembro de 2011

Crónica e Análise: FC Porto 2 – Marítimo 0

1 – Crónica

Água Mole Em Pedra Dura Tanto Bate Até Que Fura!

No início de noite deste Sábado, o FC Porto recebeu o Marítimo no Estádio do Dragão em jogo a contar para a décima terceira jornada da Liga. No final do encontro verificou-se a vitória dos dragões por 2-0.

No último jogo do campeonato, antes do final de 2011, o FC Porto entrou em campo com a certeza que ganhar era o único resultado que permitia voltar à liderança do Campeonato. E foi com esse pensamento que Vítor Pereira fez alinhar o mesmo onze que na jornada passada tinha derrotado o Beira-Mar.

O FC Porto procurou o golo durante todo o encontro, traduzindo essa busca num impressionante jogo ofensivo, pintado de lances colectivos, cantos e remates. Mas foi difícil marcar, porque na baliza do Marítimo estava um guarda-redes que esta noite estava apostado em ser herói. Belluschi foi o primeiro a tentar o golo e a esse remate sucederam-se outros tantos que invariavelmente encontravam o guarda-redes verde rubro do outro lado. Quase no final do primeiro tempo os madeirenses ficaram reduzidos a 10.

No segundo tempo Vítor Pereira lançou todos os trunfos que tinha no banco, apostando cada vez mais no ataque e essa aposta deu frutos. Já diz o ditado que tantas vezes o cântaro vai a fonte que um dia parte; quando nas bancadas, por certo, muitos lembravam-se do jogo que ditou o afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões; eis que Rodriguez resolveu activar o marcador e acalmar os portistas, que minutos antes tinham visto o Marítimo quase inaugurar o marcador. Dois minutos depois do golo de Rodriguez, surgiu o segundo golo, este por intermédio de um defesa do Marítimo que ao desviar a bola do alcance de Otamendi colocou-a na sua própria baliza.

Com esta vitória os dragões terminam 2011 na liderança do campeonato, repartida com o Benfica, somam 33 pontos, 32 golos marcados e 8 sofridos.

2 – Análise

Custou mas foi! Tanto remate, tanto canto, tanto jogo ofensivo tinha de dar vitória. Não foi fácil, nenhum de nós certamente esperava que fosse, o Marítimo tem feito bons jogos e frente aos outros dois grandes dificultou-lhes a vida, hoje não foi diferente. Gostei do jogo, não gostei de sofrer – confesso que a dada altura lembrava-me do jogo da Liga dos Campeões e não queria acreditar que podia ser possível haver outro jogo assim. E não houve, porque ao contrário desse jogo hoje houve golos, que apareceram devido à persistência dos jogadores portistas, mas tendo em conta o volume de jogo ofensivo a vantagem foi curta. Quanto a mim, fez bem Vítor Pereira ao lançar os trunfos todos em campo, à que correr riscos para ganhar. A verdade é que se corresse mal iam chover críticas por ter arriscado, se é que não vão chover críticas na mesma … a diante, foi um bom jogo, com um FC Porto com um caudal ofensivo enorme, com os jogadores a mostrarem grande querer, grande persistência e quando assim é as vitórias aparecem, pode custar a entrar os golos, mas eles aparecem. Em 2011 está tudo dito sobre o campeonato, para o ano há mais! E quem é o campeão de Inverno? Eu sei que não vale de nada ser campeão de inverno, mas mais uma vez é o FC Porto, com 33 pontos, 32 golos marcados e 8 sofridos. E meus caros 52 jogos sem perder!

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

O F.C.Porto fez ontem, num Dragão com o espírito correcto no apoio à sua equipa, uma exibição de muita qualidade e em que apenas pecou na finalização. Umas vezes por aselhice - ai aquele lance do Belluschi!... -, outras, porque Peçanha fez, seguramente, uma exibição das melhores da sua carreira. Foi um Campeão com a atitude correcta, empenhado, dinâmico, de ritmo forte, contundente e esmagador no domínio. Um Porto que procurou todas as soluções para destruir o autocarro de 3 andares que Pedro Martins trouxe da Madeira.
O conjunto de Vítor Pereira esteve sempre ao ataque e foi variando, umas vezes tentando pela direita, outras pela esquerda, ora em tabelas pelo meio, com todos os jogadores, com a óbvia excepção de Helton envolvidos nas manobras da equipa. E foi assim durante 90 minutos. Mas convenhamos, é muito complicado jogar frente a uma equipa que só defendia, que só dava chutões para tirar a bola da zona de perigo; é muito difícil construir e encontrar espaços, os caminhos da baliza, quando se encontram 21 jogadores em apenas meio-campo.

Resumindo e usando uma terminologia própria da época que estamos a atravessar: tanto cacete só deu duas rabanadas. Não merecia sofrer tanto e ter de esperar tanto para festejar, quem, equipa, treinador e público, esteve tão bem nesta fria noite de Dezembro.
As melhorias são notórias e só por má-fé não serão reconhecidas. Estamos em primeiro, temos mais golos marcados, menos sofridos, já vamos em 52 jogos sem perder para o campeonato.
Temos todas as razões para encararmos 2012 com optimismo e confiança... apesar de algumas poucas vergonhas que abordarei mais à frente.

Notas finais:
Hoje ficou claro porque, a partir do momento que parece não contar com Fucile e Sapunaru - não vou especular sobre as razões... -, Vítor Pereira coloca Maicon a lateral, em detrimento de Otamendi. O argentino é muito mais lento e isso ficou bem à vista no único lance de perigo do Marítimo e que nos podia ter custado caro.

Gostei da forma determinada e ousada como Iturbe entrou no jogo. Gostei de ver Rodríguez abrir o caminho para a vitória. Gostei de ver o apoio que os Super deram a Belluschi depois daquela perdida incrível. Concordo: Moutinho fez um jogão e Fernando não lhe ficou atrás....

Duarte Gomes e o seu auxiliar do lado dos bancos, Venâncio Tomé, mais uma vez, prejudicaram claramente o F.C.Porto. Não vou fazer referência a outras arbitragens, em que o Campeão tem muitas razões de queixa, protagonizadas por este moranguito sem açúcar, mas não posso deixar de lembrar que este Venâncio Tomé é um ex-compincha do árbitro vermelho, felizmente já reformado, SLB - senhor Lucílio Baptista - e, foi este auxiliar que deixou passar aquele vergonhoso fora-de-jogo que deu origem ao golo da vitória do clube do regime, no famigerado jogo do túnel. Pergunto: como é possível este cavalheiro deixar passar um fora-de-jogo daqueles e hoje cortar lances em que jogadores portistas estavam em jogo? Como é possível Tomé não ver, a poucos metros dele, um penalty do tamanho da Torre dos Clérigos?

Beijinhos

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

O FC Porto alcançou ontem uma importante vitória antes da pausa de Natal e Ano Novo, que lhe permitiu reforçar a posição de líder.

Antes do início da partida houve a merecida homenagem à Diva dos Pés Descalços, Cesária Évora, grande portista, que em alguns concertos por esse mundo fora envergava o cachecol azul e branco.

O jogo iniciou-se com um Porto de ataque, que sabia bem o que queria da partida.
O miolo do nosso meio-campo estava em grande nível.
Fernando com uma pressão alta, não permitia ao Marítimo sair. Moutinho fez na minha opinião o melhor jogo da época, sempre muito bem a construir lances ofensivos. Belluschi apareceu uns furos acima das suas exibições anteriores, tendo o argentino efectuado uma excelente segunda parte.

Cedo poderíamos ter alcançado o golo, mas Peçanha foi impedindo que a bola entrasse.
Também a nossa inépcia não permitiu o golo mais cedo ... inacreditável a perdida de Belluschi. Também Duarte Gomes, um péssimo árbitro, deixou por marcar um penalti claro sobre Belluschi.
Mas os nossos atletas não se deixaram ir abaixo, e VP através das alterações operadas, manteve a equipa dinâmica, pelo que o golo surgiu naturalmente.

O resultado foi escasso face ao jogo produzido. Mais uma vez fica provado que nos falta um goleador.

Nota positiva para Djalma, que táticamente é um jogador disciplinado, trabalhador e sério. Penso que dada a qualidade das nossas alas, Djalma não tem espaço de manobra na equipa, porém ontem surpreendeu me a sua adaptação a defesa direito. Se VP trabalhar o angolano, quem sabe não estará ali um bom defesa direito, pois como disse tem qualidade técnica e tática.

Nota também positiva para Iturbe, um jovem de quem esperamos muito. Trata-se de um jogador irreverente que não tem medo de partir para cima do adversário. Pode ser em 2012 a nossa grande arma.

Agora com a reabertura do mercado de inverno, vamos aguardar o desejado ponta de lança, para que possamos atacar 2012 com redobrado optimismo.

Abraço

Paulo

Rui Morais disse...

Olá .
O Porto mereceu bem a vitória . Jogou com qualidade e tudo fez para marcar e vencer. Mas quando não se marca tudo pode acontecer nestes jogos. O Porto tem de trabalhar sobre esse problema e encontrar cada vez melhores soluções.

Força Porto.

Gaspar Lança disse...

Estava difícil chegar ao primeiro golo, mas não estava difícil jogar à bola. Que jogo, que exibição, à Porto!

Só pecou pela tardia dos golos, mas com um Peçanha inspirado não se pode fazer nada e a verdade é que os golos, esses, acabaram por chegar.

Cumprimentos