quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Crónica e Análise: FC Porto 1 – Manchester City 2

1 – Crónica

Um Golo Portista e Dois Golpes nos Portistas

No início de noite desta quinta-feira o FC Porto recebeu no estádio do dragão os ingleses do Manchester City, em jogo a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. No final do jogo verificou-se a vitória dos ingleses por 1-2.

O FC Porto iniciou a defesa do título europeu, que na época passada conquistou, em casa, com o objectivo de o defender ao máximo. Mas se as coisas até começaram a correr de feição, acabaram difíceis.

O FC Porto fez uma boa primeira parte, exerceu uma pressão alta e, aos 15 minutos, por intermédio de Rolando, beneficiou de uma óptima oportunidade para activar o Marcador. Não o fez aos 15 minutos fê-lo ao minuto 27 por Varela. O internacional português activou o marcador e deixou os portistas a acreditar firmemente que o jogo estava a correr de feição. E os portistas acreditaram mais ainda perante as intervenções de Helton a salvar a vantagem. Mas antes de Varela marcar, o FC Porto sofreu o primeiro contra-tempo da noite – Danilo saiu lesionado e Vítor Pereira viu-se obrigado a passar Maicon para a lateral e a fazer entrar Mangala para o centro da defesa. O intervalo chegou com os portistas em vantagem no marcador. Boa primeira parte do FC Porto.

No início do segundo tempo o Manchester City esteve próximo da igualdade. Momento de sorte para o FC Porto. Mas a sorte começou a mudar quando Álvaro Pereira viu um cartão amarelo – que o retira do jogo da segunda mão – e segundos depois, o uruguaio, inadvertidamente coloca a bola na própria baliza. Estava feito o empate. Primeiro golpe para os portistas. Estrategicamente o City fez o seu jogo e acabou por chegar à vitória perto do final, uma falha defensiva do FC Porto, outro lance feliz e outro golpe para os portistas. Antes do final do encontro Vítor Pereira ainda viu mais um jogador do FC Porto sair lesionado, desta vez foi Mangala.

Com este resultado o Manchester City tem vantagem na eliminatória, mas o FC Porto ainda tem uma palavra a dizer na segunda mão, na próxima semana.

2 – Análise

Começo por dizer que: há jogos assim, parece que vão correr bem, mas depois percebemos que não passou disso, parecer que vão correr bem. Não, isto não é uma crítica para ninguém, é simplesmente um desabafo, uma constatação perante as incidências do jogo. Ponto prévio, eu não estava a espera de um jogo fácil, julgo que ninguém esperava, mas também digo que na minha opinião o FC Porto não merecia a derrota. Gostei muito da primeira parte, foi o um FC Porto à Porto. Bem Varela a marcar e Helton a defender. Mal o árbitro turco ao não assinalar grande penalidade sobre Hulk. Infelicidade para Danilo ao sair lesionado – as últimas informações apontam para o pior dos cenários, ou seja, a lesão é grave. No meu ponto de vista, perante a lesão do lateral direito, Vítor Pereira fez o que tinha de ser feito. Depois um segundo tempo com o Manchester City a reagir, porque tinha de o fazer. Álvaro Pereira teve dois minutos completamente azarados e infelizmente o Uruguaio acabou por dar uma preciosa ajuda ao adversário. Não estou de acordo com a substituição de Varela por Kleber, mas percebo que Vítor Pereira a tenha feito. Depois veio o golo da vitória para os ingleses e a lesão, mais uma, de Mangala. Diria que esta noite a estrelinha da sorte só marcou presença em parte do jogo, depois abandonou o FC Porto. É verdade que ainda há a segunda mão e tudo pode mudar, mas é difícil, muito difícil.

3 comentários:

Emanuel disse...

O que podemos dizer??? um fracasso de epoca... jogamos 45min e os outros 45??? não é a 1 vez que isto acontece este ano, se não temos intensidade para suportar um ritmo tão alto durante 90min para que faze-lo kndo sabemos que na 2 parte n aguentamos e vamos abaixo, n percebo, foi exelente os primeiros 20min até á lesao de danilo do melhor que se viu este ano, foram bons os restantes até ao intervalo e depois??? depois perdemos o jogo e a eliminatoria com uma 2 parte sem intensidade sem fulgor sem rasgo e com duas ofertas ao city uma do helton e outra do moutinho... epoca para esquecer

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem dissemos adeus à Liga Europa.
É quase impossível a reviravolta em Manchester, pois não temos consistência física nem mental para os grandes embates como ontem ficou demonstrado.

Na primeira parte fomos agressivos e fruto da nossa pressão alta, conseguimos anular algumas pedras basilares de um City que veio borrado ao Dragão, e que só por inépcia nossa levaram a vitória.

Conseguimos uma vantagem preciosa na primeira parte, embora o City pudesse justificar o empate, pois em duas situações Helton negou o golo aos ingleses.

Na segunda parte voltamos ao Porto típico desta época.
Entramos amordaçados pelas alterações tácticas operadas por Mancini, e fruto de dois erros inacreditáveis a este nível por parte de Palito e Moutinho, o City consegue a vitória.

Foi pena termos deitado tudo a perder.
Esta época tem sido uma desilusão, e VP poderá ter o lugar em risco após o embate na Luz.

Os adeptos merecem mais.

Abraço e boa semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Ontem, frente a uma grande equipa, recheada de bons jogadores, era preciso um Porto quase perfeito e a durar os noventa minutos. Não foi o que aconteceu e se a juntar um maior ritmo e andamento inglês, que foi notório na segunda-parte, ainda oferecermos abébias, então não há hipóteses.

Bjs