domingo, 19 de fevereiro de 2012

Crónica e Análise: Vitória de Setúbal 1 – FC Porto 3

1 – Crónica

Vitória Tranquila dos Dragões

No final de tarde início de noite deste Domingo, o Vitória de Setúbal recebeu o FC Porto no estádio do Bonfim. No final do encontro verificou-se a vitória dos ainda campeões nacionais por 1-3.

Entre dois jogos europeus o FC Porto regressou ao campeonato nacional e deslocou-se a Setúbal, onde sabia que não podia perder pontos. Os sadinos, que tinham trocado de treinador no meio da semana, queriam aproveitar esse facto para dificultar a vida ao campeão. Vítor Pereira promoveu uma alteração mais ou menos inesperada: Maicon ficou no banco e assim, este jogo marcou o regresso de Sapunaru à titularidade, algo que já não acontecia desde Outubro. Vamos ao jogo, que foi Lento, foi este o ritmo durante quase toda a partida.

O FC Porto entrou a ganhar. Logo aos 3 minutos Janko, após passe de Moutinho, inaugurou o marcador. O Vitória não conseguiu reagir e devagar devagarinho os dragões iam dominando, circulando a bola, gerindo a vantagem e o esforço. Até que aos 25 minutos Fernando ampliou a vantagem, finalizando um lance que o próprio iniciara. E o jogo continuou com um ritmo lento e tranquilo.

No segundo tempo o Vitória apareceu um pouco mais afoito, e, ao minuto 75, conseguiu reduzir a desvantagem de livre directo. Mas, quatro minutos depois, na resposta Varela restabeleceu a vantagem de dois golos. Ainda houve tempo para Sapunaru acertar em cheio na trave da baliza sadina.

Com esta vitória o FC Porto soma 46 pontos e está a dois pontos do líder que apenas joga amanhã.

2 – Análise

O FC Porto venceu, sem alta nota artística, é verdade, mas agora o importante é mesmo somar os três pontos. Gostei do jogo, mais da primeira parte e gostei do resultado mas como já referi, o importante agora é ganhar. Se esperava mais deste jogo? Não sei se esperava um jogo muito diferente, sabia que o FC Porto não ia impor muita velocidade, tendo em conta que está no meio de uma eliminatória europeia - que é verdade já está praticamente perdida – mas também ia depender do Vitória de Setúbal. Bem Janko a activar o marcador – que pena que não pode jogar na Liga Europa … Bem Fernando a ampliar a vantagem. E bem Varela a devolver a vantagem de dois golos que tinha sido perdida. Agora é esperar para ver o que acontece em Guimarães para perceber a quantos pontos fica o FC Porto do líder no final desta jornada.

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Cumprimos o objectivo que era a vitória.
Ter marcado cedo, permitiu gerir o jogo, que por vezes mais parecia um treino, tão baixo era o ritmo.

Para portista ver, não foi um jogo agradável, mas vencemos com toda a justiça, e continuamos na luta pelo título.

Hulk mais uma vez desiludiu. Muito trapalhão, individualista e sem poder de arranque, definitivamente a lesão afectou o seu ritmo de jogo.

Grande jogo de Sapunaru, que ontem confirmou que o treinador pode e deve contar com ele.

Alex Sandro teve uma estreia tranquila, embora lhe falte entrosamento com a equipa.

Fernando o melhor elemento do FC Porto de à uns jogos para cá, está a realizar uma excelente época.

Varela e Janko no ataque fizeram uma excelente partida.

No meio campo Moutinho e Lucho são o motor da equipa, e só é pena Lucho ainda apresentar algumas debilidades físicas.

Vamos continuar, até onde for possível, a acreditar que podemos dar a volta à classificação.

Abraço e boa semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Sem Maicon, uma surpresa, talvez a pensar no jogo de quarta-feira, onde o brasileiro, com mais ritmo que Sapunaru - que atendendo ao tempo de paragens esteve bem e podia ter marcado... - será necessário e na estreia de Alex Sandro - quero ver mais e o jogo de quarta-feira vai ser um bom indicativo sobre o lateral brasileiro - em jogos da Liga Zon Sagres, no lugar do castigado Alvaro Pereira, o F.C.Porto entrou bem e logo aos 3 minutos adiantou-se no marcador. Jogada simples de Moutinho pela direita, cruzamento e no sítio certo, Janko - 3 jogos, 3 golos, é isso que se pede a um ponta-de-lança - carimbou.
Se é verdade que ainda não havia uma tendência, parecia claro que a pressão a meio-campo e depois saídas rápidas para o ataque, parecia ser a forma pretendida para o Campeão resolver as dificuldades que esperava encontrar. A dar razão a esta teoria, o segundo golo: Fernando recuperou, deu, recebeu e marcou, coisa rara, mas merecida, de um jogador que tem sido dos melhores da equipa portista. Nos entretantos, entre o primeiro e o segundo golo, uma ou outra desconcentração defensiva - contra equipas mais fortes pagam-se caro...-, como cabeceamento de Mayong, por exemplo, e mais um penalty cristalino a favor do F.C.Porto que Paulo Baptista não assinalou. A ganhar por dois golos o F.C.Porto geriu e até ao intervalo só deu Porto. Mesmo sem forçar e num ritmo baixo, o Campeão dominou e controlou totalmente o jogo, com uma posse esmagadora, podia ter marcado mais um ou outro golo e nunca esteve em risco de sofrer. Tudo somado, talvez o 0-3 expressasse mais fielmente o que foram os primeiros 45 minutos.

Na etapa completar nada de novo... Porto a dominar a seu belo prazer, gerindo e poupando, até que aos 60 minutos, Vítor Pereira a pensar no Manchester City, começou a rodar. Aos 60 minutos saiu Lucho, mais tarde, aos 68, saíram Hulk e Moutinho, para as entradas de Defour, James e C.Rodríguez. Mesmo com as alterações tudo continuou igual e só se alterou quando e sem fazer muito por isso, a equipa de José Mota diminuiu... mas como Varela - voltou a jogar bem -, passados apenas 4 minutos colocou novamente a vantagem portista em dois golos, o jogo ficou definitivamente decidido. Embora o marcador pudesse ter sido alterado, valendo uma excelente defesa de Helton e a barra da baliza sadina, para que o resultado final não tivesse mais um golo para cada lado.

Em resumo:
Quando uma equipa tem 5 pontos de atraso, sabe que só lhe resta ganhar e ganhar. Foi o que o F.C.Porto fez esta noite. Conseguiu-o com naturalidade e tranquilidade e uma exibição que sem ser brilhante, foi suficiente para um triunfo claro e justíssimo.

Notas finais:
Uma palavra de apreço para os muitos portistas que se deslocaram ao Bonfim. Mesmo com a época a não correr como esperavamos e desejavamos, o apoio tem sido constante e isso merece ser destacado.

O duo Valdemar Duarte, João Manhã, igual a ele próprio, mais uma vez não se aguentou - eu desisti aos 6 minutos quando um penalty, claro, de Ricardo Silva, corte com o braço na área, não mereceu nenhum comentário.

Bjs

Rui Morais disse...

Olá Portistas.

Boa vitória do Porto, tranquila e com poupança de energias , não só para Inglaterra mas sobretudo e mais importante para os jogos decisivos do campeonato.

O Porto precisa do nosso apoio e precisa que sejamos nós a valorizar os seus pontos positivos , já que ninguém o faz nos media.

FORÇA PORTO!