quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Crónica e Análise: Manchester City 4 - FC Porto 0

1 – Crónica

A Sorte Não Quis Nada Com O Dragão

O FC Porto deslocou-se a Manchester para defrontar o City em jogo da segunda mão dos 16avos de final da Liga Europa. No final do encontro verificou-se a vitória dos ingleses por 4-0.

Para anular a vantagem que os ingleses tinham da primeira mão – 1-2 – era necessário que os dragões vencessem por 0-2. Mas a tarefa do FC Porto não era fácil. E ficou mais difícil ainda com o início do jogo.

Logo aos 20 segundos, Otamendi falha um passe e o City activou o marcador, aumentando o número de golos que os portistas tinham de marcar. Mas o FC Porto reagiu bem e procurou reduzir a desvantagem. João Moutinho conduzia o jogo da equipa e Otamendi, Varela ou Lucho tentaram em vão acertar na baliza. A falta de eficácia foi mesmo o pior inimigo do dragão. Assim o intervalo chegou com os ingleses em vantagem.

No segundo tempo o FC Porto procurou continuar a fazer o seu jogo, mas os golos continuavam sem aparecer. Ou melhor, apareceu um golo, James conseguiu acertar na baliza, mas o árbitro anulou-o. Antes Hulk e Lucho tinham tentado acertar no alvo mas falharam. Entretanto Vítor Pereira teve de substituir Otamendi; o argentino saiu lesionado devido a um pontapé acidental de Maicon; para o seu lugar entrou Sapunaru fazendo Maicon passar para o centro da defesa. E começaram a aparecer os golos do City. Os ingleses foram eficazes. Com o 2-0 chegou também uma expulsão para Rolando. A partir daqui, reduzida a 10, a equipa abalou e foi despedaçando-se enquanto que os ingleses aproveitavam para marcar o terceiro e depois o quarto. Mas, mesmo a perder, os dragões não perderam a dignidade e continuaram a circular a bola.

Com esta derrota o FC Porto fica de fora da Liga Europa, prova que à menos de um ano conquistou.

2 – Análise

Estou triste, estou com raiva dos ingleses, estou revoltada com a falta de eficácia portista e com a muita eficácia do Manchester City. Eu já sabia que as coisas iam ser demasiado complicadas, aliais, antes do jogo, em comentários na blogoesfera, disse o seguinte: «vai ser um jogo difícil, o FC Porto tem uma tarefa praticamente impossível. Isto é o que me diz a razão. Mas por outro lado o coração diz-me que nunca devemos desistir sem antes lutar. Por isso, acreditando sem acreditar, vou apoiar e no final logo se vê quem vence: o coração ou a razão.« Infelizmente venceu a razão, mas será que o coração estava assim tão errado? Afinal de contas o FC Porto não desistiu sem lutar, lutou e lutou muito, o FC Porto foi porto, apenas faltou o mais importante de tudo, os golos, faltou a eficácia. Como eu gostava que Janko pudesse jogar na Liga Europa! Este resultado é mentiroso, profundamente mentiroso. Em suma, o FC Porto sai da prova de cabeça erguida, porque apesar da pesada e injusta derrota mostrou aos ingleses que tinham de respeitar o Dragão. Eu gostei da atitude da equipa, se eu estivesse no lugar de Vítor Pereira tinha apostado exactamente naqueles onze jogadores. Já sei que vão começar a haver críticas, talvez por Kleber não ter entrado, mas também não sabemos, nunca saberemos, o que ia Vítor Pereira fazer caso não tivesse de substituir Otamendi. Além do mais se Kleber entrasse as coisas poderiam não ser diferentes. Agora é centrar todos os esforços no campeonato, porque nem tudo pode ser assim tão mau esta época.

PS 1 . Grande, grande apoio portista nas bancadas, um grande obrigado a todos os dragões que apoiaram a equipa até ao fim.

PS 2 . Também há artistas na arbitragem europeia…

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

A tarefa não era fácil pelas razões conhecidas e que não adianta repetir. Os mais realistas, sem passarem um discurso pessimista, acreditavam mais pelo coração que pela razão. Os mais optimistas, os que nestas questões só agem com o coração e paixão, esses, nem lhes passava pela cabeça serem eliminados. Tiveram razão, infelizmente, os mais realistas, aqueles que atendendo ao poderio do adversário, local do jogo e resultado da 1ª mão, embora o coração seja muito teimoso, a razão mandava-os serem sensatos.
Foi uma eliminação natural. O City é melhor e passou porque foi melhor. Só um grande Porto teria hipóteses de seguir em frente. Um Porto perfeito, tentando aproveitar todas as ocasiões e não oferecendo nada aos líderes do campeonato inglês. Ora, não foi o que aconteceu. O Campeão português no Dragão só durou 45 minutos e em Manchester, ainda nem 30 segundos tinham passado e já os portistas tinham dado mais uma abébia e permitido aos ingleses ganharem vantagem. Otamendi errou um passe - continuo a dizer que o argentino a passar é um desastre...- e Aguero não perdoou. A vencer e com dois golos de vantagem o City fez o jogo que lhe convinha: deu a bola, recuou e procurou jogar no contra-ataque, controlou. Foi assim, mesmo com o F.C.Porto a equilibrar, tendo até algum domínio e mais posse, arriscando mais, que o genro de Maradona podia ter aumentado a vantagem em uma ou outra ocasião. Os Dragões também tiveram chances, é verdade, mas não tantas como as da equipa de R.Mancini.
Ao intervalo: pela qualidade de jogo, resultado injusto; pelas oportunidades, justo; mas, mais uma vez, um erro grosseiro a fazer a diferença.

Na segunda-parte, viemos bem, dominamos, pressionamos, obrigamos os ingleses a defenderem com todos, excepto Aguero, mas tal como nos primeiros 45 minutos, os contra-ataques dos azuis de Manchester, eram sempre perigosos.
Com o 2-0 e a expulsão de Rolando, a equipa perdeu as ilusões, desconcentrou-se, desorganizou-se, perdeu tudo e o resultado foi-se avolumando para números que dão uma ideia de facilidades que só aconteceram depois do segundo golo dos pupilos de R.Mancini. É um resultado claramente exagerado, que deixa uma imagem negativa, imagem que até aos 76 minutos, onde a exibição portista foi agradável, não fazia prever um final tão penoso do Campeão português.
Agora, é levantar a cabeça, recuperar a alma, olhar em frente e apostar tudo no campeonato, principal objectivo da época.

Notas finais:
Uma palavra para os muitos adeptos do F.C.Porto que estiveram em Manchester:
- vocês ganharam o jogo.
Não foi pelo árbitro, mas a arbitragem do alemão foi sempre contra a equipa portuguesa.

Bjs

Penta disse...

cara Ana, caríssimas(os),

não acredito que haja um só portista feliz, hoje.
é verdade que o resultado peca por excesso - três golos sofridos nos quinze minutos finais e com menos um jogador em campo durante os noventa (Varela desde o início e até à sua substituição; Rolando pela inusitada expulsão).
mas ainda não me convenci desta eliminação ante uma equipa que considero estar ao nosso alcance - e com todas as vedetas que enriquecem o seu plantel e as £ibras que por lá se jorram.

por último e não menos importante, o meu sentido muito obrigado! à fantástica e entusiástica massa adepta deste enorme clube que é o FC Porto e que se fez sentir durante todo o encontro.
vocês foram inexcedíveis, car@go!

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

Miguel | Tomo II

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Para ontem conseguir aquilo que só o coração fazia querer acreditar ser possível, teríamos de ser manhosos, inteligentes, concentrados, algo que nesta época tem faltado nos momentos decisivos.
Teria de existir uma má noite do City, nós termos a sorte do jogo e haver um árbitro imparcial.

Ora, aconteceu tudo ao contrário. Tivemos a infelicidade do jogo, cometemos mais uma vez, como tem sido apanágio na campanha europeia desta época, erros inadmissíveis.

Por tudo isto, apesar do domínio da posse de bola e de termos trocado bem a bola, fomos goleados, pois no pormenor se decidem estes confrontos. Foram duas eliminatórias com golos apontados mais por demérito nosso do que mérito do adversário.

O City apesar dos grandes valores individuais que possui, era uma equipa perfeitamente ao alcance de um Porto à Porto, como o da época passada, a titulo de exemplo.

Culpados? Todos, à cabeça a SAD, equipa técnica, jogadores (alguns pela atitude), no fundo o planeamento da época.

Resta-nos o campeonato, e teremos de ser competentes para o vencer, pois o adversário vai no andor.

Também digo, se o FC Porto vencer o campeonato esta época ... bem o VP será por certo alvo de estudo dos académicos do futebol!

Abraço e boa semana

Paulo