terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como Vai Jogar O FC Porto

Como vai jogar o FC Porto sem Hulk? Esta é a pergunta que os portistas procuram resposta, desde que o incrível saiu. Muita gente já abordou esta questão e como é fácil estar do lado de fora e opinar, eu decidi, também, dar a minha modesta opinião.

Certamente o FC Porto jogará de forma diferente, porque não contará com o seu jogador mais “explosivo”. Contudo, acredito que o esquema tático não sofrerá grandes alterações, mas deverá, isso sim, haver adaptações aos protagonistas. Varela, Atsu, Kelvin, Iturbe e James são os cinco atletas que podem, à partida, jogar nas alas e espera-se que algum deles se destaque.

Parece que James pretende assumir a responsabilidade que antes era de Hulk. Se assim será, só os jogos o dirão. A verdade é que os adeptos tem de ter paciência e não exigir ao colombiano que, como se de um automatismo se tratasse, comece a conseguir ser um desequilibrador, capaz de levar a equipa às costas, tal como fazia Hulk. É preciso que os adeptos tenham a noção de que James não é o incrível e que não se pode fazer exigências demasiado altas, porque há sempre o risco da pressão ser negativa. E isto serve para cada um dos outros atletas, nenhum deles é Hulk, cada um deles tem a sua forma própria de jogar, cada um deles tem as suas próprias qualidades e Vítor Pereira saberá dar a volta ao texto. Neste aspeto, ajudará o facto da pré-época ter sido feita sem o incrível.

Se o treinador do FC Porto tem de arranjar uma solução interna para colmatar a saída do incrível Hulk, nós portistas temos de nos adaptar ao facto do brasileiro não estar em campo. E aqueles portistas que gostam de sair a terreiro sempre que as coisas correm menos bem, tem de perceber que agora é preciso mudar e que Vítor Pereira precisará de, provavelmente, testar várias alternativas em jogo, porque julgo que uma coisa será nos treinos, outra os jogos. As exibições não serão todas maravilhosas, mas à que deixar a preção de lado, porque como já referi, há sempre o risco da pressão ser negativa.

Uma coisa é certa, o FC Porto entrará em campo com onze e quanto à forma como vai jogar, teremos a resposta na próxima semana, no jogo da Liga dos Campeões.

Sem comentários: